Foto: Agência Brasil
Quem perdeu o prazo para enviar a declaração pode regularizar a situação de um jeito simples, mas não dá para fugir da multa.
O caminho é simples. Você vai precisar usar o mesmo programa utilizado para fazer a declaração antes do período de entrega acabar.
A única diferença é que não vai ser possível fugir da multa, mas acertando as contas com o leão você evita o cancelamento do seu CPF e libera a restituição, caso você tenha valores a receber.
O que acontece se eu não entregar a declaração de imposto de renda?
Não dá para fugir do Fisco sem arcar com as punições. Ou seja, todas as pessoas que se encaixam nos critérios de Receita Federal precisam declarar o IR.
Se não fizer isso, terá que pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74 caso não tenha imposto a pagar. Mas, caso tenha que pagar algum tipo de imposto ao Fisco, a multa pode variar de 1% até 20% e em casos extremos pode levar a prisão.
Além da multa, o CPF do contribuinte ficará suspenso. Em outras palavras, toda as vezes que o CPF for consultado, aparecerá como “pendente de regularização”. Isso o impedirá de ter acesso a vários serviços como:
– Financiamentos;
– Cartões de crédito;
– Tirar passaporte;
– Viajar para fora do país;
– Se matricular em uma instituição de ensino;
– Tirar carteira de trabalho;
– Entre outras coisas mais.
Como declarar imposto de renda atrasado?
Você pode preencher e enviar a sua declaração normalmente, no mesmo aplicativo ou site que iria fazer antes de vencer. Mas, ainda assim, vai precisar pagar a multa.
Assim, após o envio, será gerado um Documento de Arrecadação de Receita Federal (DARF) para o pagamento da multa.
Se você voltar algumas postagens, vai ver quando fala da importância de declarar o imposto de renda, mesmo que você esteja fora da faixa de exigência.
É como diz o ditado “só tem duas coisas certas nessa vida, morrer e pagar imposto”.
Até a próxima e bons investimentos.