‘Passaporte Cultural’ leva moradores de Cabo Frio para vivenciar experiências culturais na capital

Só este ano o programa já promoveu 24 viagens, beneficiando mais de 350 moradores de diferentes bairros do município

Nesta segunda-feira (25), um grupo de alunos da Escola Municipal Vereador Leaquim Schuindt, localizada no bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio, tiveram a oportunidade de conhecer de perto alguns dos principais espaços de cultura, ciência e lazer do Rio de Janeiro por meio do programa Passaporte Cultural, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O destino desta vez foi o AquaRio, o maior aquário marinho da América do Sul, onde os participantes puderam vivenciar de perto a diversidade da vida marinha e aprender mais sobre preservação ambiental. A proposta é ampliar horizontes, estimular a criatividade e proporcionar momentos de lazer e aprendizado para pessoas de todas as idades.

Os alunos voltaram cheios de histórias para contar. Para muitos, foi a primeira vez visitando alguns desses espaços. Dona Elzi Oliveira, de 69 anos, moradora do Jardim Esperança, contou emocionada: “Nunca pensei que teria a chance de entrar em um lugar como esse. Gostei de tudo que vi, vou guardar pra sempre essa experiencia, muito obrigada por essa oportunidade”.

O secretário municipal de Cultura de Cabo Frio destacou a importância do programa: “O Passaporte Cultural garante que moradores da nossa cidade tenham acesso a experiências transformadoras. Cultura é direito de todos, e esta iniciativa promove inclusão e fortalece o sentimento de pertencimento ao patrimônio cultural do Estado”.

Somente em 2025, o programa já promoveu 24 viagens, beneficiando mais de 350 moradores de diferentes bairros do município. Além do AquaRio, outros equipamentos culturais já foram visitados, como museus, centros culturais e teatros, proporcionando experiências que unem educação, entretenimento e valorização da cidadania.

A Prefeitura de Cabo Frio pretende ampliar a participação no programa, oferecendo novas oportunidades para estudantes, idosos, artistas e comunidades em geral. O objetivo é garantir que cada vez mais pessoas possam se beneficiar dessa troca cultural e se aproximar do universo das artes, da ciência e da história do estado.

Quem pode participar deste programa?

As instituições como; escolas públicas estaduais ou municipais, entidades beneficentes de assistência social, associações de moradores, organizações culturais comunitárias e universidades públicas. Os gestores dessas unidade devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura através do e-mail: gestaodeprojetos.cultura@cabofrio.rj.gov.br

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia