Para aula e Para casa

Antes de qualquer coisa, é necessário abandonar a lógica de que o estudo só tem lugar na véspera de avaliações. Ele tem de ser parte de uma rotina permanente. Estudar é um trabalho ativo de construção de significados que requer disciplina, esforço e apropriação de condutas vinculadas à vida do estudante, na qual a leitura e a escrita figuram como ferramentas para o aprendizado de novos conhecimentos sobre o mundo social e natural.

A escola deve assumir essa prática como conteúdo curricular e ensiná-la aos alunos, investindo no fortalecimento do sentido das tarefas escolares, de modo que possam realizá-las no âmbito de um projeto pessoal de aprendizagem.

Fazer pesquisas, tomar notas de elementos importantes de um texto escrito ou oral, elaborar esquemas e sínteses com os principais dados de um tema, ter o caderno como um instrumento de revisão e registrar e compartilhar saberes, entre outros comportamentos de estudante, precisam ser garantidos desde o início da vida escolar.

Alternando mediações didáticas em situações coletivas, colaborativas e individuais, você deve destinar aulas para o ensino e a aprendizagem de tais práticas de linguagem de modo que os educandos conquistem a autonomia de maneira progressiva. Dessa forma, no período das provas, eles podem revisar os conteúdos com base em registros pessoais, sínteses e apontamentos feitos no decorrer do processo, ou seja, existe uma relação positiva entre a realização dos deveres e o desempenho escolar.

Em tempos de pandemia, em alguns sistemas, o Para Aula e o Para Casa se unificaram, e com isso, quem conseguiu que esse horário destinado aos estudos esteja no mesmo período que a criança estuda na escola, facilitou a readaptação ao ambiente escolar as aulas presenciais que já foram retomadas.

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