Padroeiro do Município de Araruama e do Rio de Janeiro que possui um capítulo destinado ao Santo no Livro ‘Apontamentos sobre Araruama’, de Dr. Sylvio Lamas de Vasconcellos.
Nascido em Narbonne, Gália, província do Império Romano, foi guarda Imperial em Roma. Denunciado como cristão numa época em que perseguiam os que não aceitavam os Deuses Romanos; foi condenado à morte por flechadas e amarrado em uma árvore; apesar de ser dado como morto, aos cuidados de uma viúva, foi curado. Numa audiência pública a seu pedido o Imperador reprova o seu comportamento mais uma vez, e condena-o à morte, agora em sua presença, golpeado com lanças com pontas de ferro e seu corpo jogado no esgoto da Cidade. Posteriormente foi sepultado pelos cristãos e recebe o título como ‘Defensor da Igreja’ pelo Papa Caio.
São Sebastião é o Santo protetor contra a peste, epidemias, a fome, a guerra e desastres; Padroeiro dos atletas, soldados, arqueiros e infantaria, seu principal atributo é a Flecha. Comemoramos no dia 20 de janeiro, dia de sua festa litúrgica e de sua morte, o Santo que representa força em momentos de opressão, nesse período de Pandemia ter fé e esperança, pedir proteção nunca é demais!
No Sincretismo religioso, São Sebastião é Oxóssi, Deus caçador, Senhor da Floresta e de todos os seres que nela habitam, orixá da fartura e da riqueza nas religiões de Matriz Africana, como Candomblé e Umbanda, e é também evocado para proteção e afastar os males ou ações ou pessoas que tendem a nos prejudicar.
E o que seria esse sincretismo religioso? Em algumas palavras, é a junção ou mistura de crenças, cultos ou doutrinas, atribuição ou associação de um novo sentido a um objeto ou elemento, ou simplesmente poderia ser junção de práticas religiosas. No Brasil acontece pelo contato de diversas migrações em momentos históricos, quando povos de diferentes etnias e diferentes culturas se misturam, principalmente no processo de conversão de grupos, por exemplo, os indígenas e Africanos que misturaram os conhecimentos aprendidos com os Jesuítas com a herança cultural com ervas medicinais formando grupos como benzedeiros, rezadeiros, curandeiros que associam ambos conhecimentos em prol da cura.
Nesse inicio de ano, desejamos o bem, e que possamos pedir proteção nos festejos, seja qual religião for ou a quem simplesmente não tem, que a diversidade exista e que o respeito persista.
O crédito da Imagem é uma homenagem a São Sebastião, obra inédita em arte digital do Clóvis Brasil.