2021 já se foi, mas muita coisa que surgiu ou se consolidou no ano passado deve continuar se fortalecendo este ano e se você sobreviveu às novidades do ambiente digital no ano passado, com certeza está no caminho certo para bombar esse ano nas redes. Assim, neste texto vou abordar o que, na minha opinião, deu certo e o que flopou em 2021 e o que esperar de 2022. O que deu certo, a gente segue acompanhando com mais interesse. O que deu errado, a gente poupa o nosso tempo.
Primeiro vou falar do que flopou e não merece mais nossa atenção esse ano: a rede social de conversas de áudio clubhouse foi a grande promessa no início do ano passado. Um hype danado. Durou poucos meses, mesmo se abrindo também para Android. A TV aberta também só perdeu audiência. Cada vez menos gente se prende a horários rígidos para assistir o que quer. E a queda da TV aberta, na minha opinião, será cada vez mais proporcional ao aumento do streaming. Mas sempre tem umas exceções à regra e o BBB deve repetir a ótima audiência que teve em 2021.
Outra novidade que, na minha opinião, flopou, é o tal do metaverso, ambiente pretensamente liderado pelo Facebook. A verdade é que ninguém ainda sabe ao certo que diabos é isso, como usar e como fazer negócio nesse novo ambiente virtual. Pra mim, é o novo Second Life, que também flopou lá em 2007. Eu posso até estar errado, mas não colocaria minhas fichas nisso, pelo menos por agora.
E o que deu certo? O PIX, surgido no final de 2019, foi popularizado mesmo no ano passado e veio pra ficar, já até mesmo ultrapassando outras transações bancárias. Se em pleno 2022 você ainda não recebe ou paga em PIX, está perdendo muitas oportunidades.
As NFTs são uma tecnologia nova pra gente ficar de olho em 2022. Elas são, a grosso modo, certificados digitais não copiáveis que garantem a autenticidade de um arquivo digital. Pra isso, usam tecnologia semelhante ao blockchain, das criptomoedas.
O delivery também deve passar por grandes transformações em 2022. E eu não falo só do seu aumento, com cada vez mais gente preferindo receber tudo em casa. Falo de gestão de logística mesmo. É um mercado extremamente disruptivo. Se nos últimos anos o serviço de entrega foi a salvação da renda para motoristas de aplicativo e motoboys, 2022 pode representar uma forte ameaça a esses profissionais, com o Uber testando carros autônomos e lanchonetes como McDonalds testando entregas por meio de drones.
Os serviços de streaming, como os grandes responsáveis pela queda na audiência da TV aberta, devem continuar crescendo também. Sobre aplicativos como Tik Tok e Instagram, eu aposto numa saturação de gente fazendo dancinhas e influenciadores digitais perdendo um pouco o protagonismo. Afinal, com milhares de publicações diárias em nossa linha do tempo e nos stories, está cada vez mais difícil reter a atenção do público. E você, quais são suas apostas pra 2022?
Me conta no instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!