O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, vem se aproximando e é através de suas notas que os candidatos podem ter acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, mais de 50 instituições de educação superior no Brasil, utilizam a nota do Enem. Outro benefício em buscar um bom desempenho, é que os participantes da avaliação podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O formato dessa avaliação externa tem sofrido modificações em suas últimas edições e em tempos de pandemia, não podia ser diferente. Desde 2020, o aluno inscrito pode escolher entre fazer a versão impressa ou digital.
A aplicação do Enem deste ano, versões digital e impressa, acontece nos dias 21 e 28 de novembro. Foram confirmadas as inscrições nesta primeira aplicação de 3.109.762 pessoas. Dessas, 3.040.871 realizarão as provas impressas e 68.891 farão a modalidade digital. As duas versões do exame serão aplicadas nas mesmas datas, com itens das provas e tema da redação iguais.
O Cartão de Confirmação está disponível, na Página do Participante, https://enem.inep.gov.br/participante/#!/
Lembre-se: faltam pouquíssimos dias. Não há vantagem nenhuma em deixar a impressão para a última hora. Aproveite e já tente cronometrar o tempo de deslocamento até o local da prova… afinal, ninguém quer virar meme não é mesmo?
Stefânie, é professora e possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ, especialização em Inspeção Escolar e Educação Especial pela Universidade Candido Mendes e especialização em Gestão Educacional pela Universidade Católica de Petrópolis. Integrou o quadro de formadores do PNAIC do município de Saquarema/RJ e o quadro de Mediadores Pedagógicos do CEDERJ. Atualmente integra o quadro da Supervisão Escolar da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Saquarema.