Moda e estilo para todos os corpos

Fotos: Internet

Alguma vez você já se perguntou o motivo pelo qual uma peça de roupa combinou perfeitamente com o corpo da sua amiga, mas em você não ficou do mesmo jeito? Isso acontece porque existem diversos formatos de corpos e o que combina com cada um deles. Mas afinal, quais são os principais formatos e como identifica-los? 

De acordo com a designer de moda Paola Simões, existem cinco formatos de corpo que se destacam: ampulheta, pera, oval, retângulo e triângulo invertido. Em cada um deles há peças que ornam com a sua silhueta e harmonizam o corpo. A designer de moda destaca que a maioria das mulheres se desapontam ao não conseguirem fazer essa combinação. “Ao longo dos anos trabalhando com moda percebi que o maior motivo da frustração da mulherada ao se vestir é justamente o fato de querer seguir as tendências, mas se decepcionar ao olhar no espelho e ver que não funcionou”, relata. 

Paola Simões

Muitas (mulheres) não têm a noção de que tem truques para adaptar a moda ao seu favor, usando seu tipo de corpo como aliado na hora da produção

Paola Simões

Segundo Paola, há um truque básico para identificar qual sua silhueta: “É só parar na frente do espelho, de calcinha e sutiã (roupas íntimas) e tirar suas medidas com a fita métrica. Dessa forma vocêcompara a diferença das medidas e já sabe o seu tipo. Na hora você já fica ligada a que grupo vocêpertence”.

Tipos de corpos

Começando pela ampulheta, esse formato corporal tem a mesma medida de quadril e ombro. O ponto forte é a cintura fina. Paola explica que esse formato de corpo combina com praticamente qualquer tipo de peça, mas é necessário ficar atenta com peças que marcam muito a cintura, coxas e seios. 

Peças-chaves: calça flare, slim, skinny e reta; shorts curtos larguinhos estilo boyfriend; saia godê, evasê e saia lápis. Apostar em peças que valorizam o decote no busto também são boas opções. 

O pera já tem o quadril mais largo, o ombro e a cintura são mais estreitos. Cintura marcada e um bumbum grande são características que marcam esse corpo. A dica da designer de moda é tentar utilizar peças que disfarçam as coxas e quadris, e utilizar roupas que destacam os ombros. Isso vai dar a impressão visual de que o quadril e ombros têm a mesma proporção. 

Peças-chaves: manga bufante, calça flare, slim, retas; estampas verticais; vestidos retos e soltos, peças que alonguem a silhueta.

Paola ainda diz que saia lápis, shorts curtos e apertados, calças legging ou skinny com blusas que não cubram o quadril também funcionam, mas babados na área do culote não harmonizam. 

Oval já é ao contrário, a cintura é mais larga que os ombros. A barriga normalmente fica em forma de “O” e mulheres acima do peso costumam ter esse tipo de corpo. “O pescoço fica curto, largo. Não tem cintura, os seios são grandes, fartos. Os braço são robustos e as pernas finas”, afirma Paola. O ideal é usar roupas que foquem nos ombros e seios, pois consegue tirar a evidência do abdômen. “A silhueta precisa ser alongada com suavidade e leveza”. 

Peças-chaves: saias e vestidos retos; decotes em U ou V; saia com modelagem em A; peças com um leve acinturamento; estampas com fundo escuro e com desenhos pequenos.

As calças justas e cintura baixa não funcionam para esse tipo de corpo. Camisas de mangas bufantes, estampa horizontais ou grandes, tomara que caia ecamisas largonas devem ser evitadas. 

O corpo em formato retangular tem as mesmas medidas no quadril, ombro e cintura, ou seja, ele é reto. “Qualquer ganho de peso é percebido rápido, não acumula em um só local, ele é distribuído”, diz Paola. O principal objetivo é conseguir evidenciar a cintura, já que ela é imperceptível. 

As peças soltas acinturadas são a aposta perfeita para esse formato de corpo. “Nunca usar peças curtas que deixam a sensação de que você foi encurtada. Cropped é uó, jaqueta cropped, calça Cropped, foge!”, explica. 

O triângulo invertido é reconhecido por ter ombros maiores que o quadril e coxas. Pernas longas e mais finas, e seios grandes são os aspectos principais dessa silhueta. O importante é utilizar peças que destaquem o quadril, sempre dar voluma da cintura pra baixo.  

Peças-chaves: muito decote V; mangas curtas; saias evasê, vestidos e calças retas, largas e boyfriend;blazer sempre aberto. 

Já as manga bufantes, ombreiras, decote nadador, regatas não ajudam a valorizar esse tipo de corpo. 

Conseguiu identificar qual o seu formato corporal e o que cai bem para ele? Agora fica mais fácil de se vestir e adaptar as tendências ao seu favor. Paola Simões esclarece que ao identificar o seu tipo de corpo, qualquer roupa tende a parecer mais estilosa. “É libertador! A autoestima vai lá no teto e você acaba deixando de ser escravo da moda, ela quete serve. Você pode estar usando uma camisetinha podre e um jeans basicão, mas se for ideal pro seu corpitcho vai parecer q vocêestá num Channel feito sob medida!”

Por Virgínia Carvalho, estagiária sob supervisão de Renata Castanho.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia