Micropigmentação, mais do que beleza: a devolução da autoestima

Marina Cócaro, graduada em Estética, trabalha com micropigmentação há 11 anos. “Quando fiz o curso não havia ninguém habilitado aqui na minha cidade, Saquarema, e nem em Araruama, onde também trabalhei. Quando você faz esse curso na estética vai abrindo um leque de opções”.

“A micropigmentação abre um leque de possibilidades, tanto estética quanto paramédica, que trata a cobertura de cicatrizes e reparação de aréolas.”

O trabalho criterioso e cuidadoso da Marina é uma referência na Região, onde médicos que precisam realizar mastectomia (retirada da mama) em seus pacientes, (homem também pode ter câncer de mama) a recomendam para fazer, voluntariamente, a reconstituição da aréola e do mamilo com micropgmentação.

_ Durante uma cirurgia, quando a pessoa coloca um silicone ou faz a mamoplastia e quando fica alguma marca de cicatriz, eu faço uma camuflagem, coloco da cor da pele. O próprio médico indica fazer isso, porque tem gente que fica com uma cicatriz branca ou muito escura, então trabalho na parte de colorimetria, além de mulheres mastectomizadas, que tiveram câncer de seio e colocaram prótese. Essa retirada acaba afetando o mamilo e a maioria dos médicos não gosta de fazer enxerto, porque costuma dar rejeição, mesmo que seja da própria pele da paciente.

“A paciente que fez a mastectomia só num seio, a gente imita a outra aréola e o mamilo. Isso devolve a autoestima”

Marina trabalha também com a micropigmentação de sobrancelha que é a mais comum. “É importantíssima, porque tem mulheres que tem a parte externa muito caída, então às vezes, mesmo que ela esteja feliz tem um semblante de pessoa triste. Isso envolve autoestima. Muitos homens também fazem”, diz ela

_Faço delineador de olhos, traço preto. No instagram tem um filtro que fiz (marina cócaro make natural) onde a pessoa pode testar como ficaria esse delineador nela, porque muitas têm olhos pequenos e querem realçar, ou olhos coloridos. É semipermanente.

A micropigmentação é uma tatuagem, mas não é o mesmo pigmento da tatuagem normal, que tem moléculas mais pesadas e fica numa camada mais abaixo da micropigmentação. Na micropigmentação o próprio corpo vai eliminando aquela molécula de pigmento que foi colocada.

“Micropigmentação não é um carimbo”

Marina usa dois tipos de caneta, a elétrica (técnica ocidental) e a manual (técnica oriental). “Uso a caneta tebori, japonesa, que faz fios muito finos e precisos, imitando o pelo, à mão livre. Uso a tinta de acordo com a cor do cabelo e o que a cliente quer. Tem que haver equilíbrio. Não é um desenho único, um carimbo”.

_Retoco 30 a 45 dias depois, então a cliente pode pedir pra engrossar um pouco ou alongar, para que fique bem harmonizado. Conserto muitas sobrancelhas, o que é mais difícil, porque tem que despigmentar(a laser ou com ácido, ou com os dois) e às vezes fazer uma camuflagem.

A micropigmentação é um processo doloroso?

_ Mando fazer anestésico tópico, coloco e espero 20 minutos e não dói. O pigmento tem que ser implantado numa certa camada da pele, que provoca um pouquinho de desconforto. Existem dois pontos que você tem que prestar muita atenção para saber se o profissional está fazendo corretamente o trabalho: não pode sangrar, se isso acontecer é porque foi feita na camada errada da pele, assim como o sentir dor. Se sangrar, o pigmento vai sair junto com o sangue.

Marina também faz micropigmentação de lábios, onde pode colorir ou neutralizar. “Muitas pessoas tem um lábio arrocheado escuro e ele passa a ficar com uma cor bem natural, rosado. Nos lábios usamos a caneta elétrica e a cor escolhida pela cliente. O lábio também fica revitalizado, na camada correta da pele. Se não for na camada certa pode haver intercorrência, não pode sangrar, porque são métodos invasivos. Temos que saber escolher com muito cuidado o profissional que vai mexer no nosso rosto”, finalizou.

O Studio Marina Cócaro oferece Design e Micropigmentação Estética  ou Paramédica, Revitalização, Tratamento de pele, Harmonização Facial,  Depilação Corporal, entre outros serviços.

Rua Beatriz Amaral Pereira, 155ª – L03 – Bacaxá-Saquarema

@marinacocaro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia