Parceria entre a Maricá Biotec e a UFRRJ, projeto vinculado à Codemar será formalizado em setembro
O município de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), iniciou a preparação de um terreno na Fazenda Pública Municipal Joaquin Piñero, no Espraiado, com objetivo de desenvolver fitoterápicos, óleos essenciais e cosméticos naturais.
O arranjo produtivo de plantas medicinais é fruto de acordo que será formalizado em setembro entre a Maricá Biotec, empresa de biotecnologia recém-criada pela Codemar, e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). As plantas serão selecionadas pela universidade, e incluídas em uma horta modelo, para que agricultores locais conheçam as melhores técnicas de cultivo.
Na primeira fase do projeto, antes da elaboração de medicamentos, o laboratório da Biotec e da UFRRJ vão distribuir aos agricultores plantas com efeitos terapêuticos comprovados, como aloe vera, calêndula, camomila, hortelã, erva santa e cardo mariano.
De acordo com o diretor da Biotec, Eduardo Britto, um cadastro está sendo produzido para identificar as plantas medicinais que já existem em Maricá e quais delas são utilizadas pela população.
Fonte: Prefeitura de Maricá