Espaço permite o armazenamento de bolsas de sangue na unidade hospitalar, facilitando o acesso em procedimentos cirúrgicos
O município de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou nesta sexta-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue, a agência transfusional do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, possibilitando o armazenamento de bolsas de sangue no local e suprindo principalmente a demanda cirúrgica por esses compostos. A agência tem a previsão de disponibilizar cerca de 150 bolsas sanguíneas por mês, atendendo às solicitações de cada setor e contando com um freezer e uma geladeira específicos para a armazenagem.
A partir da abertura do espaço transfusional, o fluxo de atendimentos será otimizado, com acesso facilitado e rápido às bolsas de sangue, que antes eram armazenadas em outro local e enviadas para o hospital conforme a necessidade de transfusões sanguíneas. A nova instalação adquire ainda mais importância após o período de transição do Hospital Che Guevara, que se tornou referência em cirurgias na cidade e já alcançou a marca de 500 procedimentos realizados — onde os casos de maior complexidade exigem a reserva de uma bolsa de sangue, compensando possíveis perdas sanguíneas.
O prefeito de Maricá participou da inauguração da agência transfusional e destacou o simbolismo do início das atividades, contribuindo para atender às demandas internas e acolher com cada vez mais qualidade à população.
A secretária de Saúde comemorou a entrega de mais uma instalação de ponta no Hospital Che Guevara, o que representa os esforços contínuos para oferecer assistência de referência aos maricaenses em toda a rede de saúde.
Fluxo alinhado às demandas do centro cirúrgico
Danielle Figueiredo, coordenadora da agência transfusional e biomédica, garantiu que a abertura do espaço marca um novo momento, atendendo todas as necessidades com bolsas de sangue disponíveis na própria unidade hospitalar.
Entrega de outras instalações importantes para o hospital
Além da agência transfusional, também foi inaugurado nesta sexta-feira (25), o espaço da cozinha do Hospital Dr. Ernesto Che Guevara, permitindo que as refeições sejam preparadas no local, com alimentos higienizados e armazenados em espaços específicos da própria unidade. A área em formato de aquário possibilita o acompanhamento de todo o processo relacionado ao preparo, garantindo refeições de qualidade, padronizadas e com condições sanitárias adequadas aos colaboradores e pacientes do hospital.
Em breve, também será entregue a nova Central de Material e Esterilização (CME) da unidade hospitalar, permitindo que seja feito ali toda a parte de desinfecção e esterilização dos materiais utilizados no hospital.
Fonte: Prefeitura de Maricá