Sérgio Luiz Costa Azevedo Filho, mais conhecido como Dr. Serginho, é um nome em franca ascensão na política cabo-friense. Em 2018, elegeu-se deputado estadual com 26.906 votos. Desses, 13.488 foram em sua base cabo-friense.
Embora já fosse o candidato mais votado ao cargo na cidade naquele ano, a votação foi pequena perto do que conquistou na sequência. No meio do caminho, foi o segundo colocado na corrida pela Prefeitura de Cabo Frio, com 33.920 votos.
Já no dia 2 de outubro de 2022, Serginho cravou 38.049 votos nas urnas de Cabo Frio na candidatura à reeleição. O número corresponde a 33,06% do total de votos válidos na cidade.
No estado, foi o 5º candidato mais votado, com 123.739 votos. Um crescimento, em quatro anos de, praticamente, 360%.
Ao Portal Costa do Sol, Serginho comentou o tamanho da responsabilidade de ter conquistado a confiança de 123 mil eleitores.
“Foram 123 mil votos que representam um sinal de aprovação para o trabalho que a gente desenvolveu nestes últimos 4 anos. Sou um deputado estadual que tem orgulho de representar e defender a Região dos Lagos no Parlamento”, pontuou o político.
Serginho lembrou de alguns projetos que apresentou em beneficio da população, da região, como as indicações legislativas que, segundo ele, “estão transformando as rodovias RJ-106 e 140 e tirando o povo que mora na Estrada do Alecrim da lama e da poeira”.
“Fui eu quem iniciou o processo de impeachment do ex-governador [Wilson Witzel] na Alerj, quando ninguém acreditava que daria pra combater as injustiças cometidas pela gestão dele”, lembrou.
O deputado chegou a se licenciar do cargo na Alerj para assumir cargo de secretário Estadual de Ciência e Tecnologia.
“Entreguei, pelo menos, uma unidade da FAETEC, com cursos de idiomas e de qualificação, em cada município da região e trouxe cursos universitários e de pré-vestibular para qualificar nossos jovens e adultos para o mercado de trabalho”, afirmou.
“Dialoguei com a população, ouvi as demandas, apresentei os projetos. E as pessoas reconheceram esse trabalho, e, por isso, sou muito grato”, concluiu.
Na visão do deputado, é esse reconhecimento do trabalho desempenhado nos últimos anos que levou ao crescimento de quase 100 mil votos de uma eleição para outra.
“Ter sido o 5º deputado estadual mais votado do Estado dá uma esperança de que continuaremos avançando no projeto de um Estado do Rio de Janeiro equilibrado, com um parlamento forte, rumo ao crescimento econômico e a uma qualidade de vida melhor para todos nós”, ressaltou Serginho.
O parlamentar reeleito afirmou que, nos últimos 45 dias de campanha, caminhou por bairros e ruas das cidades de todas as cidades da região e do Estado.
“Pude ouvir muitos pedidos. Muitas necessidades da população. Muitas delas, ligadas à saúde, geração de empregos e oportunidades para a juventude. Minha equipe anotou cada um desses pedidos. Agora, reeleito, é hora de olhar o que a população precisa e trabalhar em Projetos de Lei e indicações que contemplem essas mudanças”, pontuou.
Em 2018, a cidade de Cabo Frio elegeu dois representantes da Alerj. Além de Serginho, Sub Tenente Bernardo. Ao contrário do ex-secretário de Ciência e Tecnologia, porém, Bernardo não conseguiu renovar o mandato.
Para Serginho, no entanto, ser o único representante de uma cidade com população estimada de 234.077 pessoas na Alerj não aumenta a responsabilidade que ele já tem.
“A responsabilidade continua a mesma, sempre tive a honra, devido a minha atuação parlamentar, de ser considerado o representante da nossa Região quando o assunto é a assembleia legislativa, continuarei defendendo e trabalhando pelo desenvolvimento e a melhora da vida de quem mora na Região dos Lagos”, disse o deputado.
Com relação a atuação de Serginho enquanto secretário de Estado, o parlamentar não descarta um retorno ao time do governador reeleito Cláudio Castro.
“Fui eleito neste domingo para ser Deputado Estadual, e assim seguirei. O povo sabe que precisamos estar onde podemos mudar a vida da população. A pasta de Ciência e Tecnologia é uma das mais importantes do Rio, e seria uma honra retornar a ela”, disparou o deputado.
“Mas vamos seguir trabalhando, tendo um grupo forte e altamente capacitado, e o tempo indicará os próximos passos. Estou à disposição para cumprir meu papel pelo Rio e pela nossa região; hoje, como o Deputado Estadual mais votado da Região dos Lagos”, ponderou.
Sobre próximos passos, o deputado afirmou que serão de “muito trabalho, honrando cada um dos mais de 123 mil votos que obtivemos para ser a voz do povo”.
“Recebi toda essa confiança com muito esforço e dedicação, frutos destes 4 anos de mandato, e temos muito a fazer ainda”, finalizou.
*Por Luiz Felipe Rodrigues.