A maioria das pessoas conhece os médicos-veterinários por sua atuação na saúde dos animais, como cães e gatos. Mas no dia do médico-veterinário, que é comemorado nesta sexta-feira (09), profissionais da área reforçam que a atuação deles é mais ampla e alcança a saúde humana.
“A importância para o dia do veterinário é que a primeira coisa que vem na mente das pessoas é daquele profissional responsável pela saúde dos animais. Mas essa profissão incrível vai muito além, pois são os médicos-veterinários os principais responsáveis por garantir a qualidade de boa parte dos alimentos que chegam às nossas mesas. Muitos veterinários também são pesquisadores importantes no desenvolvimento de medicamentos e vacinas”, explicou a veterinária Letícia Piccoli.



Durante a sua carreira profissional como veterinária, Letícia Piccoli se dedicou ao agronegócio e à criação de ovelhas. Porém em 2011, ela encontrou o verdadeiro propósito profissional, quando começou a trabalhar com cães e gatos.
“Sou apaixonada pelo que faço e, há 11 anos, me dedico a cuidar de cães e gatos. Assim como em qualquer profissão, precisamos estar sempre nos atualizando e aperfeiçoando. A medicina veterinária está em constante evolução, por isso procuro novos conhecimentos e aprendizados todos os dias”, disse.
Os cuidados que as pessoas sempre devem ter antes de comprar ou adotar um animal é lembrar que está lidando com um ser vivo e que precisa de cuidados
“Conhecer um pouco sobre as características e necessidades de cada raça ajuda muito na hora da tomada de decisão. Algumas raças de pelo longo, por exemplo, demandam cuidados maiores como a escovação diária; raças de porte grande que precisam de espaço para se exercitar e gastar energia. Além disso, é fundamental levar em consideração as medidas preventivas, como vacinação e vermifugação, visitas ao veterinário, alimentação e outros cuidados que acabam gerando despesas”, afirmou Letícia Piccoli.



Em relação aos problemas dermatológicos são muito comuns na vida dos animais e as principais alterações observadas são a perda de pelos ou falhas na pelagem, descamação ou casos, vermelhidão e coceira. As pulgas e os carrapatos devem ser prevenidos com medicamentos apropriados, conforme a orientação do médico veterinário, pois além de causar desconforto e coceira nos animais, esses parasitas também transmitem doenças importantes, que podem ser fatais se não forem tratadas adequadamente. Muitas das vezes o ambiente também está infestado e em alguns casos, pode ser necessária até uma dedetização.
“A dermatologia é uma das áreas que eu mais gosto de trabalhar, mas é também bastante desafiadora, pois não devemos diagnosticar somente pelas características das lesões, já que dermatites alérgicas, fúngicas, bacterianas ou parasitárias podem ter o mesmo aspecto” , explicou.

Algumas pessoas se preocupam em manter os cuidados para assegurar a saúde e o bem-estar dos animais. Talvez por questões culturais, elas só se preocupam em levar seus pets para uma consulta quando estão doentes. As consultas de rotina são muito importantes para a manutenção da saúde dos animais. As vacinas devem ser repetidas anualmente, durante toda a vida dos animais, referindo principalmente a vacina da polivalente, tanto em cães quanto em gatos.
“Exames de sangue, feitos periodicamente, também nos ajudam a identificar alterações no organismo, antes de virar um problema, como no caso da insuficiência renal, por exemplo. Quanto antes identificarmos que os rins estão começando a apresentar problemas, mas precocemente podemos mudar os cuidados com manejo e alimentação, para que o paciente viva com mais qualidade. Enfim, o trabalho que eu realizo com a consultoria preventiva é o melhor caminho para o tutor estar seguro que terá seu animal vivendo mais tempo ao seu lado, com saúde e felicidade” , disse.
Contatos da Letícia Piccoli:
📲 Instagram: @letíciapiccoli
📲 Facebook: Letícia Piccoli
Por Pier Luro