Lagoa ou Laguna de Araruama? Eis a questão!

Podemos considerar que o maior Patrimônio Natural da Região dos Lagos é a nossa famosa Lagoa de Araruama, que assim como no seu topônimo também desperta certa confusão à medida em que muitas referências mencionam o nome Lagoa de Araruama, mas na verdade ela é uma laguna.

    Laguna é um corpo de água que possui uma conexão com a água do mar, tornando-a salobra ou salgada. Ela é separada do mar por formações rochosas, recifes e bancos ou barreiras de areia. Portanto, para não errarmos mais, e de agora em diante, podemos chamá-la de Laguna de Araruama.

A Laguna de Araruama ainda possui o título de maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo, com seu território de aproximadamente 160 km de extensão que se estende pelos municípios de Araruama, Saquarema, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo. É através dela que muitos municípios conseguem desenvolver sua economia pela pesca artesanal, coleta de invertebrados, extração de sal, extração de conchas, pelo turismo e veraneio, dentre outros.

A fama da Laguna começa entre as décadas de 30 e 40, propagada pelos jornais antigos da Região, como Rainha, Princesa, e Pérola da Região do Lagos. Mas com o veraneio e a especulação imobiliária somados à falta de planejamento e estrutura dos municípios, principalmente em saneamento básico, nossa Laguna acabou ficando poluída. Apesar de todos os esforços realizados para resgatar a saúde do ecossistema é necessária a realização de projetos de educação ambiental para conscientização da população, entre outros mecanismos estruturais para que ela volte a ser Rainha.

Em Araruama não podemos mencionar a Laguna de Araruama sem pensarmos que existe a Área de Proteção Ambiental (APA) da Massambaba, protegida pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) através do Decreto n°9529 de 1986 que protege áreas remanescentes de restingas (ecossistema do bioma Mata Atlântica), lagoas costeiras e brejos; ajuda a preservar também espécies de aves migratórias e hábitat de espécies vegetais endêmicas; sítios arqueológicos, além de manter a sequência de dunas revestidas de vegetação protetora. Existem ainda a APA da Serra de Sapiatiba e APA Pau-Brasil. Todas elas fazem parte do Parque da Costa do Sol.

Desta vez convido a todos a fazerem um passeio diferente para apreciarmos a nossa bela Laguna de Araruama ao vivo, e tirar uma foto em cores e compartilhar a foto conosco. Que tal uma caminhada na Orla da Laguna? Ou até mesmo uma trilha na APA de Massambaba ou no Parque da Costa do Sol?

A Imagem desta coluna é do ilustríssimo Clóvis Brasil, artista araruamense, versátil, produz quadrinhos, arte digital, pinturas a óleo, aquarelas, acrílico, etc, e que gentilmente cedeu um esboço para apreciarmos sua arte, que também está disponível no seu instagram @clovisbrasilart.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia