A Região dos Lagos é repleta de grandes talentos do esporte. João Augusto Barbosa é um deles. O atleta de 18 anos é morador de Araruama e lutador de jiu-jitsu. João começou no esporte aos 12 anos em busca de autodefesa, mas com os treinos descobriu a vontade de lutar profissionalmente e começou a participar de competições.
O atleta faz parte da escola de jiu-jitsu DDR JJ MATRIZ, dos mestres Juarez Soares e Eduardo Soares, em Araruama. Atualmente trabalha como estagiário dando aula pra crianças na escola de jiu-jitsu e também como staff em algumas competições da Confederação e Federação.
João pretende cursar faculdade de Educação Física ou Jornalismo, mas sem deixar de lado a carreira de atleta.
O lutador já participou de duas competições internacionais, realizadas nos Estados Unidos, o Pan Americano e o Mundial, conquistando o 2° lugar no Pan e o 3° no mundial.
Entre os títulos: vice-campeonato sul-americano, tricampeão carioca e tricampeão estadual, e vice campeão brasileiro. Também participou dos de campeonatos regionais em São Gonçalo e Araruama.
“Meu objetivo como atleta é conseguir viver do esporte e algum dia chegar no topo do Mundial na faixa preta, e assim poder ajudar meus familiares”, explicou sobre seus objetivos.
Quando perguntado sobre como é ser atleta na Região dos Lagos: “Ser atleta na nossa região, tem seus altos e baixos. Nós temos muitos exemplos em quem nos inspirar como a atleta Bia Mesquita que é 10 vezes campeã mundial de jiu-jitsu, e temos também ótimos mestres como Juarez Soares e Eduardo Soares. Com relação às desvantagens, acho que falta mais incentivo, muitos atletas têm a dificuldade de conseguir patrocínios, fazendo com que larguem o esporte. Por isso sempre agradeço o apoio da Jeep Lake, do grupo Automotive e as parcerias com a Academia Estação Fitness e Taísa da Chagas Odontologia.
Conheça mais sobre o atleta: