O Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (HURHC), em Cabo Frio, foi palco de um dos acontecimentos mais esperados na área da educação e saúde pública da Região dos Lagos, na última sexta-feira (10): o lançamento oficial do curso de Medicina da Uerj.
O curso terá início em 2023 e a unidade hospitalar será espaço de formação para os futuros profissionais.
O evento contou com a presença do governador Cláudio Castro (PL), do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, João Carrilho, do reitor em exercício da Uerj, Lincoln Tavares, do ex-reitor, Ricardo Lodi, do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), e de diversas autoridades.
Castro destacou a importância do HURHC para mudar a realidade da saúde no município e no Estado.
“Um hospital universitário como este é fundamental para que a gente mude a realidade. Não dá para pensar em um futuro sem ciência e tecnologia. Esse é o estado que a gente quer, um Rio de Janeiro que tenha segurança, oportunidades e que seu povo seja tratado com dignidade”, destacou o governador.
Representando o HURCH, estavam presentes o diretor-geral da unidade, Francisco Barbosa, e a diretora Beatriz Trindade, ao lado do governador Cláudio Castro na cerimônia de lançamento.
“Teremos uma das melhores faculdades do mundo, com curso de Medicina tão sonhado pela cidade (de Cabo Frio) e cidades vizinhas. Uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, disse o secretário João Carrilho.