214 animais silvestres foram resgatados somente em outubro
Na manhã desta quarta-feira, 6 de novembro, moradores do distrito de Sampaio Corrêa foram surpreendidos ao encontrar um jacaré, de aproximadamente 1,5 metros de comprimento e pesando 20 kg, em frente a uma residência. A presença do animal em área residencial mobilizou a Guarda Ambiental, que atuou na captura e na soltura do réptil em seu habitat natural.
A captura durou alguns minutos e logo em seguida o jacaré foi transportado em segurança até uma área adequada para a sua soltura. De acordo com os agentes, o animal estava em boas condições de saúde e foi liberado em um ambiente natural, longe de áreas urbanas.
O espécime
O animal resgatado foi identificado como sendo um jovem da espécie Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris). Os jacarés são animais de hábitos noturnos e durante o dia formam grupos para tomar sol. Podem viver até 50 anos e são animais ecologicamente importantes, pois fazem o controle biológico de outras espécies de animais.
É muito importante destacar que não se deve tentar fazer o resgate desses animais por conta própria, já que a manipulação deve ser feita apenas por pessoas treinadas e com instrumentos específicos.
Somente no mês de outubro de 2024, a Guarda Ambiental de Saquarema resgatou 214 animais silvestres, entre mamíferos (187), répteis (16) e aves (11).
Ao avistar um animal silvestre, a população deve entrar em contato imediato com a Guarda Ambiental, através do telefone 22 99279-0540. A recomendação é de que a pessoa evite se aproximar do animal, devendo apenas observar sua provável localização, mantendo distância segura até a chegada do resgate.