A família mais maluquinha da cidade está de malas prontas! O Grupo Teatrama, de Araruama/RJ, foi selecionado para participar do Cena Livre 2025 – 7º Festival Internacional de Teatro Uruguaianense, levando a irreverente peça “Família Rebola Bola” para o Sul do país. O festival acontecerá entre os dias 13 e 17 de maio, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, em Uruguaiana/RS.



“Família Rebola Bola” é um espetáculo de teatro de rua com duração aproximada de 50 minutos e classificação livre. A comédia acompanha a história de Ana Bolinha, filha de Dona Bolota e Senhor Boleto, que enfrenta dificuldades na escola e precisa se preparar para uma prova de interpretação de texto sobre uma fábula de La Fontaine. Para isso, sua divertida família se une em uma jornada repleta de gargalhadas e contos, utilizando o humor para abordar as relações familiares e os desafios do aprendizado.
Criado no período pós-pandemia, o texto tem como proposta resgatar a importância do convívio familiar através de uma perspectiva lúdica e interativa. A direção e o texto são assinados por Perla Duarte, que também compõe o elenco ao lado de Andréa Amélia e André Roberto. O cenário e a concepção sonora são de responsabilidade de Perla Duarte, enquanto Andréa Amélia assina o figurino. A maquiagem é elaborada pelo próprio grupo, e a produção conta com Gabriel Abud, Lucas Pinheiro e Luiz de Souza.



O 7º Festival Internacional de Teatro Uruguaianense, conhecido como Cena Livre 2025, recebeu um recorde de inscrições nesta edição: foram quase 50 espetáculos de mais de 30 cidades, 5 estados e 3 países. O anúncio dos selecionados foi feito no dia 25 de março, por meio de uma transmissão ao vivo realizada pela companhia Clandestinos. O evento contará com espetáculos, oficinas e debates gratuitos, promovidos pela Cia. Clandestinos em parceria com o SESC Uruguaiana, com apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana e incentivo do Plano Nacional Aldir Blanc.
Apesar da alegria da seleção, o Grupo Teatrama enfrenta um desafio: custear a viagem para representar Araruama no festival. O grupo busca apoio financeiro para viabilizar o transporte, hospedagem e alimentação dos integrantes.
Quem quiser contribuir pode entrar em contato com o grupo por meio das redes sociais @grupoteatrama ou apoiar financeiramente através da campanha de arrecadação em andamento:
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/grupo-teatrama-em-uruguaiana
Para mais informações sobre como ajudar, acompanhe o Grupo Teatrama nas redes sociais e faça parte dessa história.
Por Fernanda Santana
Muito feliz com a oportunidade. Obrigada pela divulgação de sempre e compromisso com a cultura local.