No encerramento de mais uma temporada, o momento é de especulações e definições. O Flamengo que iniciou o ano conquistando o Campeonato Carioca e que, em seguida, causou frustração ao perder disputas importantes, deixando de ganhar premiações milionárias, agora tenta não repetir os erros. Talvez um dos motivos tenha sido a soberba, afinal não basta possuir um dos melhores elencos do continente, é preciso mostrar isso em campo.
Demissão de treinador, frustração provocada por outro, além das muitas contusões, tudo pode ter contribuído para reduzir as possibilidades de novas conquistas. Agora a diretoria se mostra mais cautelosa na contratação do novo comandante que, tudo indica ser o português Paulo Sousa, apesar da preferência ser por Jorge Jesus. À partir daí, certamente, virão os reforços.
O Fluminense se adiantou e fechou com o experiente treinador Abel Braga além de reforçar o plantel com Felipe Melo, Willian Bigode e o equatoriano Pineida, ainda tentou repatriar o meia atacante Ricardo Goulart, com o qual a negociação não evoluiu.
Já o Botafogo que teve um excelente desempenho na Série B após a chegada de Enderson Moreira, culminando o retorno à elite, agora prioriza as renovações com atletas que foram fundamentais na conquista. Mesmo assim não conseguiu evitar a saída do atacante Rafael Navarro para o Palmeiras, além de ver o zagueiro Kanu sendo cobiçado por outros clubes.
Agora a esperança é a transformação em SAF com o pré-contrato assinado pelo empresário norte-americano John Textor que pode proporcionar reforços importantes. Quanto ao Vasco, a receita não deve ser das melhores, já que o time decepcionou sua grande torcida ao não obter o acesso. Vários atletas foram dispensados, incluindo alguns revelados na base, enquanto outros estão chegando. Entre os quais, o goleiro Thiago e o volante Yuri que se destacaram pelo CSA. Importante ressaltar que para comandar o time, a diretoria contratou Zé Ricardo que já teve uma boa passagem por São Januário.