Encontro acontece nesta segunda-feira, 08 de abril, na Casa de Cultura, ao lado da Igreja de São Sebastião, das 17h30 às 19h
Na tarde desta segunda-feira (08), Araruama recebe a Reunião Plenária Ordinária do Fórum Municipal de Economia Solidária, um espaço de construção coletiva e participativa voltado à valorização de práticas econômicas mais humanas, sustentáveis e inclusivas.
O encontro acontece das 17h30 às 19h na Casa de Cultura de Araruama, ao lado da Igreja de São Sebastião, e é aberto a empreendimentos econômicos solidários (EES), artesãos, fazedores de cultura, representantes de órgãos públicos e toda a população interessada em transformar realidades por meio da cooperação.
Criado em 2012, o Fórum Municipal de Economia Solidária de Araruama teve suas atividades interrompidas durante a pandemia, mas vem sendo reerguido com muito esforço e dedicação. “Desde que entrei, temos batalhado para reestruturar o movimento e retomar esse espaço tão importante para a economia popular”, afirma Nayara Lira, suplente do Fórum. Ao lado da secretária Sandra Mendez, Nayara vem articulando a retomada das atividades e convidando a sociedade civil a participar ativamente da construção dessa rede.
A Economia Solidária é um modelo que propõe novas formas de produção, comercialização, consumo e organização do trabalho, priorizando valores como justiça social, autogestão, respeito ao meio ambiente e solidariedade. Ela transforma não apenas a economia, mas também as relações sociais dentro das comunidades.
Segundo Nayara, durante os últimos anos, tentativas de parcerias com o Governo do Estado, por meio da SETRAB, esbarraram na falta de abertura. Agora, com o novo momento do fórum, o foco é fortalecer os laços locais e mobilizar os agentes do território: “Estamos iniciando um novo processo de cadastramento para que artesãos, fazedores de cultura e demais interessados possam integrar o Fórum e colocar Araruama novamente no circuito da Economia Solidária fluminense”, explica Nayara.
Segundo a coordenação a plenária desta segunda é uma excelente oportunidade para conhecer de perto o movimento, trocar experiências, debater políticas públicas e, acima de tudo, fazer parte de uma rede que acredita que outro modelo de economia é possível — um modelo baseado na cooperação, no trabalho digno e na valorização do ser humano.
Grupo de Whatsapp do Fórum:
https://chat.whatsapp.com/GX5K7iVr16HFizlzQE6Xxb
Por Fernanda Santana
