No dia 30 de março aconteceu, na Praça Edyla Pinheiro, em Iguaba Grande a estreia do curta-metragem “Viagem Histórica e Cultural Por Iguaba Grande”. O evento reuniu cerca de 250 pessoas, que assistiram uma esquete da Prolagos, antes do início do filme, com direito a pipoca, para acompanhar as apresentações.
Com a trilha sonora do Christiano Guerra, as imagens, montagem e som da Serpa Filmes, o design gráfico da Victória Fernandes, a interpretação de libras da Marcia Vieira e a foto de estúdio da Paxá Mídia Estúdios; o filme conta a história de Iguaba Grande, baseado no livro ” Iguaba Grande: dos Tupinambás à Emancipação” do Roberto Jorge da Silva, que fez uma participação especial; assim, como o guia turístico, Elias Marinho e o historiador, João Gabriel Cortêz. A história é contada por Andréa Morais, em um passeio com seu filho, Miguel Roberto de Morais, pela orla da cidade.
“O curta-metragem ” Viagem Histórica e Cultural por Iguaba Grande” , roteirizado e dirigido por Andréa Morais é uma simpática e objetiva abordagem sobre a História de nosso município, em parte baseado no meu livro “Iguaba Grande:dos Tupinambás à emancipação” , o que me deixou honrado e feliz. Acredito que a iniciativa será aproveitada pelas escolas iguabenses, proporcionando aos alunos da cidade uma visão concisa e objetiva sobre a História de Iguaba Grande, do século XVI aos tempos atuais. Parabéns a todos os envolvidos na criação e produção do filme, inclusive patrocinadores e apoiadores. Precisamos de mais iniciativas do tipo”, Roberto Jorge da Silva, autor e historiador.
O público formado com diversas famílias e turistas se divertiram com a peça teatral e se empolgaram com a história contada , no filme sobre a cidade. “Muito Legal ver a história de Iguaba sendo contada de uma forma tão interessante”, Rafael Argento, morador.
Maravilhoso, foi a palavra mais usada pelo público, ao comentar sobre o filme: “Eu achei maravilhoso! Fiquei impactada. Achei a explicação muito didática. É mais uma riqueza pra nossa cidade”, Nathyara de Sá, moradora.
O projeto foi classificado, em 1° lugar no edital “Memória Cultural Iguabense” da Secretaria Municipal de Cultura. É uma realização da Morais Comunicação e Emoções, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura de Iguaba Grande e Secretaria Municipal de Cultura. Com o apoio da Concessionária Prolagos, do Restaurante Água na Boca, da Ecomar Marina Náutica e da Iguaba Uniformes. “Agradeço a todos, que aceitaram fazer parte deste projeto, que conta a história da nossa cidade. Deixaremos este legado para as futuras gerações. Desejo, que seja útil para as escolas, para que todos conheçam um pouco da história de Iguaba e tenham orgulho da nossa cidade. Afinal, Iguaba não se resume a , somente uma rua, como ouvimos falar”, Andréa Morais, atriz, diretora e roteirista do curta. Quem não conseguiu comparecer à estreia, pode assistir pelo Youtube, no canal: Andréa Morais100.