O calendário oficial de datas comemorativas do Estado do Rio de Janeiro passa a ganhar uma nova data em homenagem aos fuzileiros navais. A Lei 9542, sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial desta terça-feira (11/1), cria o Dia do Fuzileiro Naval a ser celebrado, anualmente, no dia 7 de março.
Aprovada em 2021 na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a medida foi proposta pelo presidente da Casa, André Ceciliano (PT), e por mais nove deputados estaduais: Alana Passos (PSL), Átila Nunes (MDB), Giovani Ratinho (Pros), Marcelo Cabeleireiro (DC), Marcos Muller (SDD), Marcus Vinícius (PTB), Samuel Malafaia (DEM), Tia Ju (REP) e Vandro Família (SDD).
Em abril de 2021, o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) foi agraciado com a “Medalha Tiradentes”, a mais alta condecoração concedida pela Alerj a pessoas e corporações que prestaram relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro. Em carta direcionada à Marinha naquela ocasião, Ceciliano destacou o reconhecimento ao trabalho realizado pela Marinha em defesa da soberania do País. “Gostaria de reafirmar a magnitude da Marinha para o País. Estou certo de que ela seguirá protegendo e defendendo os interesses nacionais e assegurando a salvaguarda do Brasil e dos brasileiros; o que vem fazendo ao longo dos tempos com eficiência e brilhantismo”, salientou o presidente da Alerj à época.