Um jogo que ficou marcado para a história do futebol mundial foi realizado neste domingo (18). A Argentina conseguiu ganhar nos pênaltis da França pelo placar de 4 a 2 e conquistou o seu terceiro título mundial. Os argentinos não ganhavam a Copa do Mundo desde 1986, quando bateram a seleção da Alemanha pelo placar de 3 a 2 na Copa do México.
No primeiro tempo de partida, a Argentina conseguiu abrir 2 a 0 com os gols de Lionel Messi e de Di María. Na metade do segundo tempo a França conseguiu empatar com os dois gols de Mbappé. A seleção da Argentina ficou desequilibrada com o empate, já que a França pressionou a sua linha de marcação.
Na prorrogação, a Argentina fez o terceiro gol com Lionel Messi pressionado a saída de bola. Logo em seguida Mbappé empata novamente. Com um jogo dramático até o fim, no último minuto da prorrogação o goleiro Martínez que viu um contra-ataque da França fez uma defesa milagrosa do jogador Kolo Muani.
Nos pênaltis, o goleiro Martínez defendeu a cobrança de Coman e viu Tchouaméni chutar para fora do gol. Mbappé e Kolo Muani converteram as suas cobranças, mas não adiantou. Os quatro jogadores da Argentina acertaram todos os pênaltis. Messi fez o primeiro, seguido de Dybala, Paredes e Montiel, que marcou o gol do título.
O último campeão do continente a conquistar o título havia sido o Brasil, quando chegou o penta em 2002. O título da Argentina marca a volta da taça para a América do Sul. Desde então, os europeus emplacaram cinco Copas do Mundo seguidas, a última em 2018, com a França.
No ano de 2021, a Argentina venceu a Copa América contra o Brasil, no Maracanã, quebrando o jejum títulos da Argentina, que perdurava desde 1993. O triunfo diante da França levou a Argentina ao terceiro título em Copas do Mundo. Agora a seleção ultrapassou França e Uruguai, que têm dois troféus cada, e ficaram atrás apenas de Brasil, com cinco, e de Alemanha e Itália, ambas com quatro conquistas.
Por Pier Luro