Quarenta unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Cabo Frio aderiram ao programa de assistência financeira, Cantinho de Leitura. O programa é parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do Ministério da Educação, e prevê recursos para a instalação de espaços de incentivo e práticas de leitura nas salas de aula em escolas públicas de ensino fundamental que oferecem anos iniciais.
Neste primeiro estágio de seleção, as escolas consideradas elegíveis atenderam a critérios específicos, como possuírem matrículas válidas em turmas de 1º e 2º anos do ensino fundamental, além de estarem adimplentes junto à Rede Municipal, entre outras normas.
O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou R$ 183 milhões para as escolas do país, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Os investimentos no Cantinho da Leitura devem estar alinhados com a faixa etária, o contexto sociocultural, o gênero e a diversidade étnico-racial dos estudantes.
A iniciativa é uma oportunidade valiosa para aprimorar o ambiente de aprendizado nas escolas. Isso impulsiona a alfabetização, o estímulo à leitura e o desenvolvimento infantil.