Alunos adolescentes da rede municipal de ensino de Cabo Frio participaram, nesta quarta-feira (18) do “Encontro de Adolescentes”, promovido pela Coordenadoria de Orientação Educacional da Secretaria de Educação.
O tema abordado este ano foi o “Enfrentamento ao Abuso Sexual”. A atividade marcou a 27ª edição e foi realizada de forma virtual pelo canal do Youtube da Coordenadoria de Orientação Educacional (Orientação Educacional).
Durante o encontro os estudantes, a partir dos 11 anos de idade, do 4º ano e 5º ano do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Médio e EJA, tiveram um momento de diálogo, dirigido pelas psicólogas que atuam na Secretaria da Criança e Adolescente de Cabo frio, Kamilla Simone e Kátia Vianna. Além dos depoimentos de ex-alunos da rede e da parlamentar juvenil e presidente da mesa diretora, Vitória Letícia da Silva Santos.
O objetivo do projeto é promover o pensamento crítico acerca do protagonismo juvenil, valorizar a autoestima, informar sobre serviços, programas e políticas públicas do município e criar engajamento social, político, econômico e cultural com os alunos.
Sobre a coordenadoria de Orientação Educacional da secretaria de Educação
A Orientação Educacional é entendida como um processo dinâmico, contínuo e sistemático, estando integrada em todo o currículo escolar, sempre visualizando o aluno como um ser global. Dentro desse contexto, a Coordenadoria de Orientação Educacional, visa estruturar o trabalho na criação de espaços para a vivência do protagonismo juvenil no dia a dia escolar e na preparação dos alunos para os desafios da sociedade contemporânea, estimulando o olhar estudantil para fora dos muros da escola, para a contribuição com a vida comunitária.
Com isso, criar momentos e espaços para a interação entre os alunos e a sociedade, além de promover os debates e estimular a participação e a exposição de diferentes pontos de vista, é extremamente importante para colocar os alunos no centro do processo de ensino e aprendizagem, de forma que eles utilizem seus conhecimentos para agir e participar integralmente na sociedade.