A Doença do silicone ou Síndrome ASIA tem tirado o sono de muitas pacientes!
Principalmente por conta das fake news que circulam nas redes sociais!
Nesta síndrome estão reunidos diversos sintomas causados por uma reação autoimune à prótese de mama. A implante mamário, ou a doença do silicone continua sendo uma complicação pouco definida, muito controversa e rara.
Foi descrita pela primeira vez no início dos anos 60 como uma doença com vários sintomas, desvinculada de uma alteração orgânica específica, que começa após a colocação de implantes mamários.
Esses sintomas podem incluir cansaço, dores no corpo e articulações, deficiência cognitiva, boca e olhos secos, queda de cabelos, alterações na pele, entre outros.
Baseado nessa hipótese, algumas mulheres têm preocupações pela retirada da prótese de mama e sua cápsula (conhecida como explante em bloco), relatando melhora dos sintomas. Ao se realizar o explante em bloco, pode ser necessário fazer a reconstrução da mama ou com mastropexia ou lipoenxertia.
Há chances dos sintomas não melhorarem após o explante? Sim, não há garantia de que os sintomas irão melhorar após a retirada das próteses e cápsulas.
Esse assunto é bastante controverso e não há , até hoje, os dados definindo a real existência dessa doença, o diagnóstico adequado e o melhor tratamento, com necessidade de maiores estudos.
