Diversidade Cultural e Arqueologia

Foto: Kobra

Esses dias percebi que escrevo a coluna sobre Cultura, e nunca falei sobre esse conceito tão importante… você saberia me dizer o que seria?

No dicionário on line de português, cultura significa ‘normas de comportamento, saberes, hábitos ou crenças que diferenciam um grupo de outro, […] conjunto de conhecimento adquirido […], conjunto dos hábitos sociais e religiosos, das manifestações intelectuais e artísticas’. Para ficar mais fácil eu resumiria que é o conjunto das nossas experiências e aprendizado, seja com amigos e familiares, todo conhecimento que adquirimos no convívio em sociedade, e também o que define nossos costumes.

Exemplificando: o banho que tomamos todos os dias, práticas religiosas, cantigas infantis, lendas ou histórias que nossos avós contavam, aquela nossa comida preferida ou a tradicional da família, aquela musica que gostamos de ouvir e que dá vontade de dançar; ou seja, tudo que vivenciamos e que certamente de maneira natural e até inconsciente vamos passar aos nossos filhos ou à gerações futuras à nossa maneira.

E Diversidade Cultural? No Brasil é sabido que existe uma variedade cultural enorme, seja pelas imigrações e colonização, nossa cultura possui diversas raízes, e é claro, existem vários grupos e suas características. Podemos caracterizar os grupos em diversos nichos e vamos perceber que podemos pertencer a mais de um, por exemplo: na religião temos católicos, evangélicos, umbandistas, ateus, judeus, e etc.; na música diversos estilos, rock, forró, funk, a pessoa que é eclética (gosta de tudo) e etc.; e os gostos vão definindo como nos vestimos, o que gostamos de fazer para nos divertir, o esporte que praticamos ou não e etc…

Até aqui talvez você esteja pensando, então cultura pode ser representada por arte, música, comidas típicas ou tradicionais, nossos bens materiais também representam o que somos e o que é comum consumir e até mesmo como nos expressamos, ou seja, tudo. Portanto, podemos considerar as várias dimensões da cultura, e ela não está necessariamente ligada à erudição, instrução ou acúmulo de conhecimento científico, mas ao acúmulo de experiências.

Mas hoje resolvi trazer curiosidades e sugestões de passeios pela região, sempre levando em consideração o assunto principal, a Arqueologia com exemplos da nossa diversidade cultural!

Para quem está disposto a sair de casa, em comemoração ao dia internacional dos museus 18 de maio, temos os Museus e Casas de Cultura da região: Museu Sambaqui da Tarioba (Saquarema); Sítio Morro Grande no Colégio Honorino Coutinho, Casa de Cultura José Geraldo Caú e Centro de Memória Municipal (Araruama), Casa de Cultura Dr. Bento Costa Jr e Museu Arqueológico da Tarioba (Rio das Ostras).

            Para quem não quer sair de casa, temos:

  • Filmes e séries: em animação: As aventuras de Jakie Chan e As aventuras de Tadeu Jones (2013); Indiana Jones (1981/1989/1984/2008), Stargate (1994), Triologia A Múmia (1999-2001), Tomb Raider (2001/2003/2018), Sagrada (2004), Sahara (2005), A lenda do Tesouro perdido (2007), Bonekickers (2008), A arca perdida (2008), Ragnarok (2013), O dia da Múmia (2014), Assim na Terra como no inferno (2014), Z: A cidade perdida (2016), Guardiãs do Tumulo (2018), O segrego do Tempo – Ative (2019), A escavação (2021), Uncharted – Fora do Mapa (2022);
  • Animes e quadrinhos: One Piece, a personagem Nico Robin que é arqueóloga; Tio Patinhas, onde ele mesmo é arqueólogo ou caçador de aventuras; Gavião Negro DC, que em conjunto da mulher gavião possuem um história de reencarnação que vem desde o Egito;
  • Literatura: A Iíada (Homero), dentre livros e textos especializados;
  • e Jogo: Uncharted, o personagem principal é arqueólogo.

Concluindo podemos perceber que a associação do Arqueólogo como desbravador de aventuras é muito comum, e que na realidade é bem diferente, a profissão é muito mais metodológica que aventureira, e que mesmo assim não perde seu encanto de desbravar o passado.

Esse foi um texto diferenciado, gostou? Faltou algum filme na lista? Se tiver alguma sugestão, escreva nos comentários! Aproveite com pipoca!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia