Diferença entre Doença, Síndrome e Transtorno

Embora todos esses três termos estejam relacionados a uma perturbação do estado normal de saúde do indivíduo, eles se apresentam de maneiras diferentes. A saúde mental é complexa, porém, é importante que se entenda quais são as diferenças e o que significa cada um desses termos.

DOENÇA: A doença apresenta uma causa específica e um processo de adoecimento, ela é reconhecida. Provoca alterações no organismo, sejam elas visíveis ou detectadas por meio de exames.
Normalmente se trata com remédio, sendo possível resolver e desenvolver uma cura. A doença pode se instalar no decorrer da vida da pessoa ou já nascer com ela.

SÍNDROME: A síndrome é um conjunto de sinais e sintomas associados a problemas gerais de saúde, que nem sempre possuem a causa clara, podendo ainda ter várias possíveis origens. A pessoa pode ter uma ou mais síndromes.

TRANSTORNO: Transtorno é uma perturbação da ordem mental. É caracterizado por desordem clínica significativa na cognição, na regulação emocional ou comportamento de um indivíduo, que reflete uma disfunção nos processos biológicos, psicológicos ou de desenvolvimento mental. Quando falamos de transtorno existe um sintoma que traz sofrimento ao indivíduo, não apresenta uma causa e nem uma origem bem definida e específica, envolvendo fatores biológicos e psicológicos.
É uma alteração na saúde que compromete a vida da pessoa, causando descontrole e desequilíbrio no indivíduo que se sente incapacitado.

Importante ressaltar que esses diagnósticos devem ser realizados por médicos psiquiatras e se necessário for fazer uso de medicação. Como também realizar atendimentos com psicólogos a fim de realizar um tratamento que venha a melhorar a qualidade de vida da pessoa.

Psicóloga Isabella Bravo

https://www.instagram.com/psi.isabellabravo/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia