Os diastemas são espaços entre dois dentes, que costumam afetar a estética do sorriso quando acontecem nos dentes da frente. Nos dentes posteriores, quando acontece, pode ocasionar alguns problemas bucais, como prejudicar a mordida, acumular alimento, cárie e ocasionar má oclusão.
Ter os dentes separados durante a infância é comum e, quando é fisiológicos é benéfico. Normalmente essa questão é resolvida com o nascimento dos dentes permanentes, que são maiores e ocupam o espaço esse espaço garantindo o alinhamento dos dentes.
Nos dentes permanentes, já há a necessidade de intervenção. O espaço entre os dentes causa um incomodo estético no sorriso e alterações na fala. O diastema pode surgir como resultado das diferenças do tamanho dentário: quando os dentes possuem um tamanho menor do ideal. Outras causas são a inserção do freio labial entre os incisivos, maloclusões, chupeta e periodontite.
Os tratamentos podem ser cirúrgicos ou clínicos. Por exemplo, para os casos de onde o dente é menor é possível indicar a ortodontia, para movimentação dentária ou restaurações em resina composta para aumentar os dentes e melhorar a estética do sorriso. A abordagem de tratamento é apontada após estudo do caso. Quando o problema é o freio labial, indica-se a remoção do freio cirurgicamente (frenectomia). Depois é necessário avaliar se há a necessidade de outras intervenções.
Se você deseja ter o sorriso mais bonito, procure um dentista de confiança, que ele vai saber o melhor tratamento para você.
Dra. Letícia Vargas – Dentista