Denunciar é a melhor arma para combater o Abuso
Foto: Internet
Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. Trata-se do assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). O crime permanece impune, apesar de sua natureza hedionda.
Em audiência pública convocada pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias acontecida no último dia 12, na Câmara de Deputados, Luiza Teixeira, especialista em Proteção de Crianças e Adolescentes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef Brasil), declarou que o país não possui uma rede de proteção eficiente.
“A violência sexual que já acontecia em índices alarmantes no Brasil e no mundo, encontrou terreno ainda mais fértil durante a pandemia de Covid-19, com o isolamento social, o fechamento e a restrição dos serviços de proteção, que se viram sem condições de seguir funcionando”, afirmou Luíza Teixeira.
Luiza esclarece ainda que “esse quadro evidencia a dificuldade de se denunciar os casos que ocorrem em virtude de diversos fatores, como a naturalização da violência sexual contra a criança e o adolescente, o desconhecimento do que constitui o crime, a dificuldade de identificar seus sinais”.
No site do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Governo do Rio de Janeiro, não há nenhum registro sobre esse crime.
A conselheira Tutelar de Araruama, Rayana Soraggi Corrêa, esclarece que em 20021 as notificações de denúncias de abuso contra crianças e adolescentes foram cerca de 1.200.
Disque 100 registrou mais de 6 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes em 2021. A melhor arma para combater esses abusos contra crianças e adolescentes é a denúncia.
Denuncie: Disque 100, 24 horas por dia, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados.
O Conselho Tutelar está localizado à Rua Bernardo Vasconcellos, 312 – Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 17h
Telefones: 2665-5775 / (22) 98818+0417