Símbolo do romantismo, o buquê de flores é considerado um clássico e nunca sai de moda. E, às vésperas do Dia dos Namorados, a Secretaria de Estado de Agricultura destaca que oferece a linha de crédito “Florescer”, um dos segmentos do Programa Agrofundo. Considerada a terceira data comercial mais importante do ano, atrás apenas do Natal e Dia das Mães, o Dia dos Namorados traz uma expectativa de alta de 30% nas vendas nesta retomada do comércio após o período mais crítico da pandemia da Covid-19.
– O objetivo é que, com empréstimos a juros baixos, agricultores de flores possam ter suporte para impulsionar a produção – destacou Alex Grillo, secretário de Agricultura.
As flores são as estrelas do nosso estado. O Rio de Janeiro ocupa a segunda posição no ranking da produção no país. As flores vermelhas são as mais buscadas nesta época, com destaque para as rosas. Nova Friburgo, na Região Serrana, é o maior produtor de flores do estado. Bom Jardim, na mesma região, também se destaca na produção de rosas.
O produtor Juranil de Souza Tavares, de Bom Jardim, cultiva flores há 25 anos e aposta nesta data para aumentar suas vendas.
– Trabalho com astromélias, aster, costela de Adão, entre outras, mas meu carro-chefe é a produção de rosas. Para essa retomada do comércio depois de dois anos de pandemia, a expectativa pelo aumento nas vendas de rosas para o Dia dos Namorados é muito grande – disse Juranil.
Segundo Nazaré Dias, gerente setorial do Programa Florescer, esse é um momento especial, pois as datas comemorativas vêm mostrando a recuperação da economia de forma gradativa.
– A expectativa de vendas é superior a 30% em relação ao ano de 2021. A maioria das pessoas gostam de presentear com flores. Essa data é bastante significativa, os produtores vendem bem – ressaltou Nazaré
Para solicitar o empréstimo, basta entrar em contato com os escritórios locais da Emater-Rio ou pelo seguinte e-mail: agrofundo.rio@gmail.com.