Neste 25 de setembro, celebramos o Dia do Rádio, um veículo que atravessa gerações, transforma realidades e se mantém como um dos mais importantes meios de comunicação do Brasil. A rádio tem papel fundamental na informação, no entretenimento, na formação de opinião e na propaganda, aproximando marcas e pessoas e sendo ponte direta entre a notícia e o cidadão.

A Rádio Costa do Sol FM celebrada com ainda mais orgulho, essa data, por conta da sua trajetória. Desde 6 de fevereiro de 1981 a emissora vem escrevendo capítulos de relevância na comunicação regional. Fundada pelo empresário Manoel Diamantino, a emissora cresceu, se modernizou e hoje é considerada o maior veículo de comunicação do município e um dos mais importantes da Região dos Lagos.
“Neste Dia do Rádio, é importante reafirmar nosso compromisso com credibilidade, transparência e combate às fake news. Também seguimos dedicados à sustentabilidade e ao meio ambiente, valores essenciais nos dias de hoje”, destacou Tarcísio Diamantino, Diretor Executivo do Sistema MDC de Comunicação do qual a Rádio Costa do Sol FM faz parte.







De AM a multiplataforma
A Costa do Sol nasceu no dial AM 560 KHz e hoje opera em 101,7 MHz, com 50.000 Kw de potência, cobrindo 19 municípios. Muito além das ondas do rádio, a emissora se transformou em um veículo multiplataforma, com a Rádio Costa do Sol FM, o Portal Costa do Sol, o PodCosta e o aplicativo para celular, oferecendo informação, jornalismo, entretenimento e serviços de forma integrada e acessível.


Rádio é credibilidade, jornalismo e propaganda
A força do rádio está em sua imediaticidade e na confiança que constrói com os ouvintes. É no rádio que muitas notícias chegam primeiro, com agilidade e credibilidade. Além disso, o rádio segue sendo um dos mais importantes veículos de propaganda, garantindo proximidade entre anunciantes e público, fortalecendo o comércio local e regional e movimentando a economia.




Inovação e sustentabilidade
Sempre atenta às mudanças, a Rádio Costa do Sol é pioneira no estado do Rio de Janeiro ao ser reconhecida pela AERJ como a primeira emissora de alta potência a gerar 100% da energia que consome, graças à sua usina solar. A Rádio também é uma empresa amiga dos animais, possuindo comedouro e bebedouro para animais de rua, e tendo a sua mascote, Costinha, como símbolo do cuidado com a causa.

Em 2024, lançou seu novo site oficial (radiocostadosol.com.br), moderno e interativo, onde o público pode ouvir a rádio ao vivo, participar de promoções, conferir notícias, eventos e interagir com a equipe de locutores.
Reconhecimento em prêmios
Nos últimos anos, a Rádio Costa do Sol coleciona prêmios em jornalismo, comprovando a qualidade de sua produção jornalística e o compromisso com a informação de interesse público. Entre eles:
- 3º lugar no Prêmio Sebrae de Jornalismo (2022) – Matéria “Projeto Bonecas Negras resgata cultura e artesanato em Armação dos Búzios”.
- 1º lugar no 5º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental (2023) – Reportagem “Jeriguaba: de Laguna morta à Bandeira Azul”.
- 1º lugar no 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo – categoria fotojornalismo (2024) – Matéria “O desenvolvimento sustentável na produção de Biojoias em Arraial do Cabo”.
- 2º lugar no 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental (2024) – Reportagem “Para além dos 10 minutos: o saneamento básico no combate à dengue”.
Por Fernanda Santana