Designer, Tecelagem, Inclusão Social, Reciclagem, Ensinamento: a múltipla e linda arte de Regina Righi

A professora de matemática Regina Righi nasceu em Niterói e chegou em Araruama em 1978, onde construiu família com o médico já falecido Marcos Righi e três filhos, Joana, Lucas e Ana Maria. A tecelagem artesanal chegou um pouco depois, na gravidez do segundo filho, Lucas. Ela é como a sua arte: criativa, inquieta, múltipla.

-Pude conciliar as obrigações do magistério com a arte de fazer artesanato têxtil, até a merecida aposentadoria e hoje dedico-me inteiramente à tecelagem artesanal e ao design têxtil, diz Regina.

Além do trabalho nos teares manuais, Regina Righi, gerente de projetos da cooperativa ‘Nós da Trama’, atua como instrutora em programas de capacitação em tecelagem com alunos com necessidades especiais, trabalhando a sua inclusão, e no desenvolvimento do Projeto Ecofibras, na reutilização do papiro, uma planta usada no tratamento de esgoto pela Concessionária Águas de Juturnaíba.

Esse projeto tem por base a utilização de atividades artesanais como ferramenta pedagógica, nas redes pública e privada do Município.

“Os primeiros contatos da Cooperativa com a Concessionária Águas de Juturnaíba aconteceram em 2010, através do engenheiro Felipe Vitorino (responsável pela ETE – Araruama) com o objetivo de realizar experiências com as fibras vegetais provenientes das plantas utilizadas na Estação de Tratamento de Esgoto”, diz a tecelã.

A partir de 2011 a professora Regina Righi iniciou as pesquisas e testes com o material a ser utilizado nos produtos artesanais (caule da sombrinha chinesa), aprimorou os processos de secagem e beneficiamento das fibras e, em 2015, com a utilização da flor do papiro.

“Não existe nada melhor do que essa fibra, porque ela não mancha, não agarra, não dá alergia, é durável, é muito limpa”, salienta.

Durante todos esses anos até 2017 ela atuou na rede municipal de ensino, em escolas diversas, com o Projeto ECOFIBRAS onde realizou diversas atividades com os alunos.

-Em 2018 o projeto foi levado ao Ciep 148 com os alunos do ensino médio no programa de Educação Inclusiva e no Colégio Estadual Edmundo Silva com os alunos do curso Normal, além de várias exposições, diz ela.

A partir do trabalho desenvolvido com alunos com necessidades especiais que demonstrou a interação dessas pessoas com ofícios artesanais, Regina Righi foi contatada por várias entidades como APAE, AME e CAPS.

“Realizamos treinamentos com o pessoal do CAPS, cedemos equipamento e material para a instalação de uma Oficina e estamos dependendo da contratação pela Prefeitura de Araruama de um artesão qualificado”, enfatiza Regina.

A maior inspiração de Regina Righi no artesanato veio de sua mãe e de sua tia.  “Quando era jovem ia pra Pato de Minas – MG, com a minha mãe e minha tia me levava nas tecedeiras porque as minhas primas faziam enxoval. Eu achava legal, mas trabalhava mais no arraiolo (tapeçaria) ”, disse ela.

“Qualquer pessoa pode tecer, porque os lados direito e esquerdo são iguais, é muito fácil, ao contrário de vestir o tear, porque se não estiver muito bem vestido não vai funcionar corretamente”, explica.

Regina é muito criteriosa no seu trabalho, com um olhar atento e muito bom gosto. Isso fez com que os seus primeiros trabalhos comercializados fossem encomendados por lojas de grifes muito famosas à época.

“A minha primeira encomenda foi da loja ‘Maria Bonita’, depois vieram Alice Tapajós, Andrea Saleto, George Henri, isso nos gabaritou com uma moda nível A. Depois foi a fase da Reddley, Cantão, Uncle K, uma moda mais jovem. Montamos um grupo tão forte de trabalho que, em 1997, criamos a Cooperativa Nós da Trama, e já são 25 anos”, diz ela.

Aliado a tudo isso vieram figurinos e cenários para minisséries da TV Globo, como A Muralha, Os Maias, Quinto dos Infernos, JK, entre outras e da TV Record, como A História de Ester, Sansão e Dalila, José do Egito, entre outras. As novelas da TV Globo foram A Força de um Desejo, O Clone, Sinhá Moça, Terra Nostra, Como uma Onda, entre outras.

Recentemente, Regina Righi fez parte de um Livro ‘Mulheres que Orgulham o Rio’, de Elizabeth Camarão, ao lado de outras grandes mulheres como Denise Frossard e dra. Rosa Célia, fundadora do Hospital Pro Criança Cardíaca. “Me sinto muito orgulhosa em estar ao lado de grandes mulheres”, disse.

Reprodução: Instagram

A Cooperativa Nós da Trama está localizada à Rua Cristóvao Colombo, 690 – Outeiro – Araruama

Tel: (21) 99631-7320

Agendamento para visitas orientadas: ecofibras.agendamento@gmail.com

Vale a pena a visita e há uma lojinha onde você pode adquirir produtos como: jogo americano, porta copos, lixeira para carro, cachecóis, nécessaire, passadeiras, entre muitos outros com cores e tramas variadas.

Por Renata Castanho

@regina.righi.5

Facebook: Regina Righi

Um comentário

  1. Avatar
    Adriana Santos Coutinho Souza

    Amei a matéria, Regina é uma pessoa muito querida. Foi minha professora no Nair.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia