Em uma tradução livre, Day Trade significa “Negociação do Dia”. É uma estratégia de investimento que consiste em comprar e vender ações ou outros ativos de renda variáveis no mesmo dia, dentro do mesmo pregão, com o objetivo de obter resultados no curtíssimo prazo. Você pode tanto comprar e vender, como vender e recomprar.
Já o Swing Trade, que em tradução seria “Negociação de Balanço”. É a estratégia de comprar e vender ações ou outros ativos de renda variável no curto e médio prazo. É um tipo de investimento na Bolsa de Valores que dura entre dois dias e algumas semanas. O objetivo no Swing trade é aproveitar as oscilações nos preços dos ativos financeiros em um determinado período de tempo. Ou seja, os investidores compram ações esperando que eles se valorizem no curso e médio prazos.
O que diferencia o Day Trade do Swing Trade é justamente o prazo de compra e venda em que você fica com a ação em sua carteira.
Ambas as operações têm vantagens e desvantagens.
Uma das grandes vantagens do swing trade em relação ao day trade é que, por ter um tempo de duração maior, não exige uma dedicação exclusiva do investidor. É possível conciliar as análises com outras atividades, embora isso não reduza a necessidade de se manter atento ao investimento.
O prazo de alguns dias ou semanas também permite que a pessoa verifique se a tendência de alta realmente vai se concretizar, dando alguma margem para manobras. Outra vantagem é o custo menor em comparação ao day trade. O investimento em ações está sujeito a algumas tarifas, e as taxas cobradas pela B3. Esses valores são cobrados a cada operação. Por isso, quem faz day trade costuma ter um grande gasto com as tarifas. Como no swing trade são realizadas menos operações, o custo também é menor.
Entre os benefícios do day trade, ter liberdade de operar aonde quiserem e construir as suas próprias estratégias de compra e venda. Outra vantagem é a possibilidade de operar alavancado, que é na pratica comprar e vender ações com dinheiro emprestado. Obviamente o risco aumenta e muito, porque esse dinheiro custa mais caro do que o seu próprio dinheiro por se tratar de um dinheiro emprestado pela corretora de valores.
Mas como tudo em relação aos investimentos, se você estudar e dedicar tempo a isso, você consegue tirar muitas vantagens.
Até a próxima e bons investimentos.