Consulta pré-concepcional: É aquela realizada antes do início das tentativas para engravidar. A gestação não planejada pode gerar danos ao embrião e à mãe mesmo antes da percepção da gravidez. O aconselhamento pré-concepcional pode coincidir com a consulta anual de rotina com o ginecologista.
O objetivo desse aconselhamento é tentarmos deixar o ambiente mais saudável possível para a chegada de uma nova vida.
Estimulamos melhora dos hábitos. É importante adequar atividade física e medicações em uso; lembrando que existem drogas que fazem mal ao feto.
Iniciamos a suplementação de nutrientes, como ácido fólico e ferro.
Doenças crônicas, como depressão, diabetes e hipertensão precisam ser controladas antes da gravidez.
Fazemos o rastreio de doenças infecciosas (toxoplasmose, sífilis, herpes, rubéola …) e checamos a vacinação.
Conversamos sobre a possibilidade de doenças genéticas – aconselhamento genético. Ele é indicado para pacientes com mais de 35 anos ou que tenham histórico obstétrico, familiar ou genético desfavorável. Em pouquíssimos casos a gestação pode ser contraindicada, como em algumas síndromes raras.
“Seja paciente com você mesmo. O autocrescimento é sensível: é terreno sagrado. Não há investimento melhor. ” – Stephen Covey, escritor e educador.
Meu nome é Fábio Marchon, natural de Araruama, sou médico pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, especialista em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Federal de Ipanema.
@drfabiomarchon