Seu cachorro é daqueles peludinhos que parecem uma pipoca, que pulam em tudo que é lugar, sobem na cama e no sofá com uma naturalidade que parecem até ter molas nas patas? Ahhhh, a juventude! Tudo funciona muito bem quando somos jovens e o mesmo vale para os pets.
Esses inofensivos saltos podem desencadear problemas articulares importantes nos seus bichinhos, pois com o passar do tempo, o desgaste articular acaba gerando lesões crônicas e irreversíveis.
O ideal é providenciar um degrau ou uma rampa, para que eles possam subir e descer sem gerar esse impacto nas articulações.
Outra situação, que pode passar despercebida, é o quanto os pets escorregam em pisos lisos, como o porcelanato por exemplo. Apesar de serem quadrúpedes, para manter as patinhas bem posicionadas e não escorregarem, eles acabam sobrecarregando as articulações e podem desenvolver lesões no futuro. Para driblar essa situação, é fundamental manter os pelinhos das patinhas sempre aparados, nos cães de pelos longos, ou usar produtos que aumentam a aderência dos coxins (almofadinhas das patinhas) nos pisos lisos.
Mais uma dica bacana, que também ajuda muito a prevenir lesões como hérnias de disco na coluna cervical, é posicionar a vasilha de ração mais alta que o chão, na mesma altura dos cotovelos dos cãezinhos. Isso gera um grande conforto na hora deles se alimentarem e força menos essa região da coluna.
Gostou das dicas? Você já sabia que problemas articulares podem ser prevenidos? Para mais dicas de prevenção, siga o nosso instagram: @petpiccoli.com.br