Como lidar com a birra?

Seja em casa, no mercado, na farmácia, em uma festa de família ou na escola, as birras acontecem em qualquer lugar e geralmente, deixam os pais ou responsáveis irritados e até envergonhados. Você já passou por isso? Parece fácil lidar com ela, mas não é. Educar não é nada fácil. Por isso hoje eu trouxe algumas orientações que podem te ajudar nestes momentos tão delicados e que fazem parte da infância.

Cada criança é única e tem um jeitinho diferente de lidar com as situações do cotidiano. Aprenda a diferenciar a birra do seu filho de uma necessidade real. Ele está com fome? Com sono? Cansado? Precisa realmente de algo que não está ao seu alcance? Cuidado: crianças até quatro anos podem demorar para perceber e expressar os seus sentimentos, por isso, muitas vezes, choram para comunicar-se.

Não faça ou dê o que o seu filho quer durante a birra. Ceder à vontade da criança durante a birra vai fazê-la entender que essa é uma boa forma de conseguir o que quer e na próxima vez que ela quiser alguma coisa e não conseguir, fará a birra novamente.

Não é não. Seja firme. Mantenha a sua palavra. É preciso que a criança reconheça autoridade nas suas palavras. Quando isso não acontece, o dia a dia fica muito difícil porque ela aprende que mesmo após dizer um não, você volta atrás e faz o que ela quer. Desta forma, ela passa a não respeitar quando você diz não, tornando-se insistente e fazendo mais birras.

Não bata no seu filho. Principalmente durante a birra. Além de não resolver o problema, irá piorá-lo. Fará com que a criança se sinta incompreendida e pouco amada.

O grande segredo é gastar muita energia ensinando a criança nos primeiros anos de vida, assim, quando ela for mais velha, seguirá o caminho que você ensinou. Tenha paciência. Vai dar certo! Esqueça as pessoas ao redor quando a birra começar. E atenção: não se assuste, no começo as birras podem aumentar!

Crianças que estão acostumadas a fazer birras e mantém este comportamento há muito tempo podem aumentar a frequência ou intensidade de birras quando você começar a agir para acabar com elas. Muitos pais desistem nesta fase, mas não se assuste, isso quer dizer que está dando certo.

O aumento delas acontece porque ela já se adaptou a conseguir o que quer através das birras e quando você muda o seu comportamento ela vai pensar que você não está “entendendo o recado”, então ela aumenta a birra para que você volte a dar o que ela quer. Não se preocupe, se mantenha firme e este comportamento vai diminuir drasticamente depois.

Por Larissa Chagas

Pedagoga, especialista em primeira infância, mãe,

apaixonada pelo desenvolvimento infantil desde 2006.

@lachagas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia