Com a expansão do e-commerce e dos meios de pagamentos digitais, os golpes na internet têm se tornado cada vez mais comuns. Além de trazer prejuízos financeiros, muitos deles também colocam em risco informações pessoais das vítimas. Mas, por seguirem um mesmo padrão, é possível identificar grande parte dos golpes presentes em sites como OLX e Mercado Livre.
Mas como identificar um anúncio falso?
- Não acredite em preços abaixo da média. Antes de fechar a compra, analise os preços e desconfie caso a oferta esteja muito abaixo do valor de mercado.
- Verifique as avaliações ou comentários. Sempre leia a seção de comentários para conhecer a reputação do vendedor. A maioria dos sites de e-commerce possui um espaço exclusivo para que os consumidores façam uma avaliação do produto e comentem sua experiência de compra na loja.
- Não faça pagamentos antecipados. Sites como OLX e páginas como o Facebook Marketplace permitem que qualquer usuário venda um produto na plataforma. E em muitas dessas ocasiões, compramos itens de pessoas da mesma cidade. Nesse caso, recomenda-se nunca fazer pagamentos antecipados. Sempre que possível, procure encontrar o vendedor em lugares públicos e realizar o pagamento apenas após ter visualizado e testado o produto. Além disso, se a plataforma de compra disponibilizar uma opção de pagamento pelo próprio site, também pode ser interessante utilizá-la para fazer a transação.
- Preste atenção nos erros de português. Certamente, os anúncios em sites de grandes empresas passam por uma revisão ortográfica antes de serem publicados, já que isso pode diminuir a credibilidade da empresa.
- Pesquise a reputação da empresa no Procon ou em sites como o Reclame Aqui.
Gostou dessas dicas? Já caiu em algum golpe online? Me conta no instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo.