Como abrir conta em uma corretora de valores?

Já falamos bastante aqui na coluna sobre a importância da Educação Financeira, sobre investimentos e afins.
E agora, daremos o próximo passo. Vamos saber o que é preciso para abrir sua Conta de Investimento em uma Corretora de Valores.
Antes de qualquer coisa, o que é Conta de Investimento? E o que é uma Corretora de Valores?
A Conta Investimento é um modelo de conta bancária que tem como objetivo principal investir o dinheiro do cliente. E é através dela que você pode comprar ou vender ativos de empresas, títulos públicos, enfim, investir em renda fixa ou variável*.
Já a Corretora de Valores funciona como uma “ponte” entre você e os investimentos, então, abrir uma conta em uma corretora de valores significa abrir uma conta de investimentos.
Fique atento às taxas.
A principal observação é quanto às taxas cobradas: Taxa de Corretagem e a Taxa de Custódia. Quase todos os bancos têm uma corretora ligada a ele, então através do seu banco é fácil abrir sua conta, o grande problema nessa situação é que os bancos em geral cobram mais do que a maioria das corretoras independentes.
Abrindo a conta.
Com a internet, fica fácil e simples abrir sua conta de investimentos em uma corretora. Basta acessar o site da corretora e buscar o “Abra sua conta”. Este cadastro costuma ser gratuito e você não precisa depositar um valor mínimo para realizá-lo. Os dados necessários em geral são os de praxe, como RG/CPF/CNH, além do comprovante de residência
Algumas corretoras aceitam fotos dos documentos, outras cópias digitalizadas, mas seja como for o processo é simples.
Após a confirmação dos dados por parte da corretora, você irá informar uma conta corrente ou poupança no mesmo nome da de investimentos, para fazer o envio ou o recebimento do dinheiro.
Se você tiver conta no mesmo banco da corretora, não terá custos para realizar essa transferência, se for de outro banco, poderá ser cobrado pela transferência. Vale destacar que, as corretoras independentes trabalham em parceria com alguns bancos, então consulte junto à corretora para evitar pagar as taxas de transferência.
No momento em que fizer a transferência do dinheiro, você passa a ter este “crédito” na corretora, e a partir deste momento poderá comandar suas aplicações no produto financeiro que desejar.
No caso de você precisar resgatar o dinheiro investido, o processo é o inverso, ao invés de enviar de sua conta corrente ou poupança, você solicitará na conta de investimento o resgate do valor. É importante observar que existe um prazo para que esse valor esteja disponível para transferência, que em geral é de 3 dias.
*Na próxima coluna falaremos mais sobre renda fixa e variável.
Até a próxima pessoal e bons investimentos!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia