Os veganos entendem que para viver não precisam tratar mal os animais. Por isso eles escolheram tirar a carne de sua alimentação e tudo o que submete os animais aos maus tratos, como sapatos e bolsas de couro, roupas, produtos de lã e os testados em animais.
Renata Babo e Paulo Dias, mais conhecido como Kiko, são os materializadores do empreendimento ‘Uday Yoga’, localizado no Alto da Boa Vista, em Araruama. Uday é uma palavra em sânscrito, que traz a ideia de alvorecer, de (re)nascimento.
Inaugurado em 23 de setembro de 2017, o Uday Yoga tem oferecido o que os seus fundadores acreditam ser as melhores ferramentas para uma vida feliz.
_O espaço chegou com a primavera e nós buscamos um estilo de vida consciente. Acreditamos que a felicidade é construída, diariamente, de maneira contínua. E pode ser encontrada em muitos lugares, ações e práticas. Estamos atentos aos aspectos físico, espiritual e psíquico de cada indivíduo.
“Tudo nesse lugar é feito de amor e respeito por todos seres”
Renata tem formação acadêmica em design de interiores e Kiko em administração. São também instrutores de Yoga formados pela Ananda Marga, culinaristas veganos, e meditadores.
_Barro e bambu sustentam esse espaço que oferece bem estar em forma de arte, consciência ecológica e saúde. O Uday traz um olhar para o autocuidado e muita energia positiva. Cosméticos, acessórios, práticas de yoga, meditação, cursos, feirinhas orgânicas, terapias e todo tipo de alimentos, do brownie à linguiça, passando por kombucha, queijos e hambúrgueres, desde que sejam feitos à base de plantas.
“A mudança no hábito alimentar veio durante uma gestação”
Há quanto tempo são adeptos da alimentação vegana?
_Há quase uma década. Aprendemos com a filosofia do Yoga o valor de cuidar da alimentação. Após descobrirmos que é possível ser mais saudável sem causar sofrimento a outros seres e danos ao planeta, decidimos por não mais consumirmos produtos de origem animal. O que hoje é conhecido como veganismo é algo que transcende a alimentação mas tem nela sua expressão mais conhecida. A mudança no hábito alimentar veio durante uma gestação e foi feita como recomendam que deve ser, com muito cuidado, estudo e amor. Trouxe para o casal efeitos sentidos no corpo e na mente.
“Os animais têm direito a viver dignamente”
O que é comida vegana? Para que serve?
_Não consumir animais, seja na forma de um bife ou no uso de um sapato, tem impacto direto e altamente positivo na saúde da pessoa, assim como na saúde do planeta e, obviamente, na dos animais envolvidos em toda essa história. Doenças do coração estão entre as principais causas de morte no mundo. É sabido que o consumo de alimentos de origem animal é um dos principais causadores desses problemas e restringir o seu consumo é comumente recomendado como tratamento para essas doenças. Falando do planeta, estudos comprovam que o avanço desenfreado do desmatamento tem como principal causa a abertura de pastos para gado e o plantio de alimentos para ração animal. Sobre os animais e seu direito a viver dignamente, todos somos amantes dos animais e, assim como não queremos sofrer, também não queremos que eles sofram.
“Deixamos um convite para essa reflexão e outro para uma visita ao Uday. É sempre maravilhoso encontrar pessoas que cuidam de si e querem o melhor”
Mais do que ser vegano (nao consumir nada de origem animal), ou vegetariano (que não consome a carne de animais), chamam a atenção para a tomada de consciência do que se consome. Recomendam que, se hoje você não se vê capaz de viver sem consumir certo tipo de produto, que encontre sua maneira de consumi-lo conscientemente, reduzindo os danos causados por esse consumo, até que seja capaz de mudar completamente esse hábito.
A dieta vegana traz benefícios à saúde?
_Parece algo muito difícil e distante da realidade das pessoas ditas comuns. Esse é um grande mito. A maioria das pessoas tem uma dieta majoritariamente vegana. Em um prato tradicional de arroz, feijão, bife, batatas fritas com uma salada de alface e tomates, tiramos somente o bife e seu prato estará 100% vegano! Ah! E com toda proteína que você pode precisar… Sem essa pequena parte da refeição o verdadeiro valor de tudo o que sempre comemos se mostra. Nos abre um grande leque de deliciosas possibilidades. Sem falar que hoje, com a grande oferta de produtos feitos à base de plantas, até o churrasco está garantido!
@udaytantrayoga
@renatababo