Estamos na semana que marca o início do Campeonato Carioca 2022, competição que teve sua primeira edição em 1906, cujo campeão foi o Fluminense.
Aliás, no que concerne a títulos, o Flamengo é o maior vencedor com 37 conquistas, seguido pelo Tricolor com 31 títulos, Vasco da Gama com 24 e pelo Botafogo que foi campeão por 21 vezes. Vale ressaltar que o América, há um bom tempo fora da elite, tem sete conquistas estaduais. O Bangu foi campeão carioca em 1933 e em 1966. A primeira partida da história terminou com a vitória do Fluminense sobre o Paissandu por 7 a 1.
Na época, a cidade do Rio de Janeiro era a Capital Federal e a competição era chamada de Campeonato Carioca por ser disputada só por clubes da cidade do Rio de Janeiro. Mais tarde, com a fusão entre os Estados da antiga Guanabara e do Rio de Janeiro o torneio passou a contar com a participação de equipes de outros municípios. No entanto, para evitar alusão ao Fluminense, a denominação que deveria passar a ser Campeonato Fluminense continuou a ser chamada de Campeonato Carioca, até por razões comerciais.
O “Cariocão” desse ano tem a participação de 12 equipes: Audax, Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Resende, Vasco da Gama e Volta Redonda. Agora a expectativa é para que seja uma boa competição, que possa atrair a atenção do torcedor e reacender a rivalidade dos clubes dentro das quatro linhas.