O artigo de hoje é dedicado a quem já está com saudades do X, o antigo Twitter, depois que a rede social foi bloqueada no Brasil uns dias atrás. Se você não tem, não quer ou não sabe como usar um VPN, que é um aplicativo que permite acessar sites e aplicativos bloqueados, hoje vou te sugerir sete outras redes sociais semelhantes ao antigo Twitter.
A primeira delas é a Cohost ( https://cohost.org ), com mais de 200 mil usuários, lançada em 2022. A rede social usa um feed em ordem cronológica e a moderação dos conteúdos é feita por humanos.
A segunda é a Mastodon ( https://mastodon.social ), com 30 mil usuários ativos. Apontado como o substituto do X, o Mastodon foi criado em 2016. A rede social também se propõe a ser um microblog com mensagens curtas de até 500 toques.
A terceira é a antiga Reddit ( https://www.reddit.com ), grande sucesso nos Estados Unidos e Europa. Antiga mesmo, pois existe desde 2005. A plataforma tem mais de 100 mil comunidades e fóruns.
Outra rede social antiga e famosa é o Tumblr ( https://www.tumblr.com ), criado em 2007. Uma mistura de blog e Twitter.
A quinta sugestão é o Amino ( https://aminoapps.com ). criado em 2016, o Amino se denomina “uma rede de comunidades” inspirada no Reddit.
A sexta opção é o Bluesky ( https://bsky.app ), rede social baseada em Blockchain. É uma rede nova, ainda em fase de testes, e já conta com mais de 30 mil usuários.
A última sugestão, claro, é Threads ( https://www.threads.net ), microblog da Meta, dona do Facebook, Whatsapp e Instagram e que muito provavelmente você já usa ou conhece alguém que usa. Até porque, estando no Instagram ou no Facebook, quase sempre aparece algum post vindo do Threads e te convidando a se inscrever também. Provavelmente deve ser a rede que mais vai crescer no Brasil com o bloqueio do X.
Agora me conta, em qual dessas redes você está? Acredita na volta do X? Me conta no instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!