O envelhecimento da mulher apresenta algumas peculiaridades, principalmente por causa da ação ou disfunção dos hormônios femininos. A chamada disfunção hormonal acontece principalmente com a chegada da menopausa. Por volta dos 45 a 52 anos, com média de 51,4 anos, as mulheres começam a sentir no seu corpo os sintomas do climatério.
O principal deles são os ciclos menstruais irregulares decorrentes da falência dos ovários, sendo que essas irregularidades levam à interrupção total das menstruações. Existe uma grande diferença entre climatério e menopausa, sendo o climatério o período em que ocorrem as primeiras irregularidades hormonais devido à falência dos ovários, levando à interrupção dos ciclos menstruais. Já a menopausa é o período pós – término das menstruações, caracterizado por alguns autores por 12 meses sem sangramento.
Uma nutrição adequada e balanceada torna-se extremamente importante ao longo da vida e principalmente na menopausa. A ingestão correta de calorias, proteínas, carboidratos, gorduras, cálcio, vitaminas e sais minerais, manterão o bom funcionamento orgânico, e dessa forma, ocorrerá um perfeito controle de peso, de massa óssea e de proteção cardiovascular.
Já as doenças crônico-degenerativas não-transmissíveis (hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, dislipidemia, diabetes mellitus, osteoporose e câncer), no climatério e na menopausa aumentam bastante, fazendo com que a mulher tenha que se preocupar com sua alimentação não só como objetivo estético e de controle da obesidade, mas também como prevenção destas doenças. A osteoporose, por exemplo, é muito comum na mulher na menopausa devido a diminuição da produção de estrogênio.
As fontes de cálcio podem ser obtidas através do próprio alimento, já que o mineral se encontra no leite e seus derivados. Deve-se evitar na alimentação, substâncias que acentuam a perda de cálcio, como a, cafeína, o álcool e os refrigerantes.
Cuide da sua saúde! Cuide da sua alimentação!
E aí, gostou destas dicas?