Nessa época do ano nos reunimos com a família e amigos e é muito comum sairmos da rotina cometendo alguns exageros à mesa. Para não cairmos nessas armadilhas, vou te dar algumas dicas para ajudar na escolha dos ingredientes e na montagem dos pratos.
Na correria das compras não deixe de se alimentar. Leve na bolsa frutas, castanhas ou frutas secas para saciar a fome. Isso ajuda bastante a não comer mais que o necessário!
Não há necessidade de montar muitos pratos para a ceia. Tenha no máximo duas opções de entrada, podendo ser uma salada de folhas verdes; duas de proteína, sendo uma de carne branca; dois acompanhamentos, que pode ser arroz e farofa; e duas sobremesas, sendo uma delas, fruta, como manga, figo, morango, que além de saborosos, chamam a atenção na mesa. Para acompanhar as folhas, invista em leguminosas (ervilha, lentilha, quinoa, grão-de-bico). Não consuma molhos industrializados. Prepare os molhos da salada à base de iogurte e hortelã, mostarda e mel, limão.
O arroz branco tradicional pode ser substituído por uma versão enriquecida de sementes como de girassol, abóbora, ou ainda nozes picadas e algum vegetal como cenoura e brócolis na montagem do prato. Como prato principal, opte sempre por carnes mais magras como chester, peru, lombo suíno, salmão ou bacalhau, que são ótimas fontes de proteína e menos calóricas. Evite consumir a pele e partes mais gordurosas.
Não esqueça a Hidratação. Cuidado nos dias mais quentes. Deixe sempre uma garrafinha ao alcance das mãos.
Substitua os temperos prontos, ricos em sódio, por ervas e especiarias, como páprica, orégano, salsa e cebolinha, curry, açafrão, dentre outros.
Troque o açúcar refinado das receitas por açúcar demerara ou mascavo, ou ainda por xilitol. São opções com menos calorias.
No dia seguinte após a ceia, volte à rotina alimentar, dando preferência por consumir bastante verduras, legumes e frutas. Aumente o consumo de água, chás, sucos com vegetais, ajudando dessa forma o organismo a se restabelecer.
Beijos da Nutri e Feliz Ano Novo!