Coluna Educação Física: Treino Funcional e seus benefícios

Se você não é fã de crossfit mas também não ama a musculação, talvez o treino funcional possa ser uma ótima opção para sair do sedentarismo. Com diversos benefícios, o funcional traz um treino rápido, dinâmico e que trabalha todo o corpo, desde o equilíbrio à resistência muscular.

Diferente do que acontece na musculação, onde trabalhamos cada músculo em um aparelho específico, o treino funcional engloba todo o corpo e pode ter dois objetivos: resistência ou emagrecimento.

Além disso, ele pode ser utilizado por todas as pessoas, independente da idade. Dinâmico, o treino geralmente usa o peso do próprio corpo. Podendo ser com halteres e caneleiras também para ganho de massa muscular.


Esse tipo de treino pode ter diferentes objetivos, portanto pode servir para diferentes funções. No geral, fortalece o abdômen e a região lombar, facilitando a realização de tarefas cotidianas, como arrumar a casa, caminhar, subir escadas, sentar e levantar sem que cause alguma lesão ou incômodo.

Por isso, o treino funcional também é ideal para prevenir lesões, fortalecer os músculos e reduzir o cansaço. Você se sente desmotivado e sem energia? Talvez a prática de um treino funcional diário, mesmo que seja simples e por poucos minutos, possa te ajudar nessa questão.

O treino funcional também serve para treinar os reflexos e a mobilidade, isso porque trabalha todos os sistemas do nosso corpo, inclusive a mente, intercalando exercícios mais intensos com atividades mais brandas.


O primeiro e mais importante benefício da prática de exercícios é movimentar o corpo. De acordo com o Ministério da Saúde, é recomendado para um adulto de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana.


Que experimentar? Depois me conta!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia