Como o assunto da coluna é economia, finanças e investimento, eu não poderia deixar de falar deste livro, ‘O Homem Mais Rico da Babilônia’ que é um livro escrito por George S. Clason, que começou esses escritos nos idos de 1920.
Baseando-se nos segredos de sucesso dos antigos babilônicos, habitantes da cidade mais rica e próspera de seu tempo, o autor mostra soluções ao mesmo tempo, sábias e muito atuais para evitar a falta de dinheiro, como não desperdiçar recursos durante tempos de opulência, buscar conhecimento e informação em vez de apenas lucro, assegurar uma renda para o futuro, manter a pontualidade no pagamento de dívidas e, sobretudo, cultivar as próprias aptidões, tornando-se cada vez mais habilidoso e consciente.
Todos os capítulos deste livro são incríveis, mas destaquei um em especial, o capítulo que trata sobre “As Cinco Leis do Ouro” e elas falam por si só. Então vamos a elas.
I – O ouro vem de bom grado e numa quantidade crescente para todo homem que separa não menos que um décimo de seus ganhos, a fim de criar um fundo para o seu futuro e o futuro de sua própria família.
II – O ouro trabalha diligente e satisfatoriamente para o homem prudente que, possuindo-o, encontra para ele um emprego lucrativo, multiplicando-o como flocos de algodão no campo.
III – O ouro busca a proteção do proprietário cauteloso que o investe de acordo com os conselhos de homens mais experientes em seu manuseio.
IV – O ouro foge do homem que o emprega em negócios ou propósitos com que não está familiarizado ou que não contam com a aprovação daqueles que sabem poupá-lo.
V – O ouro escapa ao homem que o força em ganhos impossíveis ou que dá ouvidos aos conselhos enganosos, trapaceiros e fraudadores ou que confia em sua própria inexperiência e desejos românticos na hora de investi-lo.
Estas são as cinco leis do ouro, segundo George S. Clason, escritas por ele há quase um século, porém, ainda atuais.
Espero que essas sábias palavras tragam para vocês a mesma luz que trouxe para mim em relação a como tratar o dinheiro.
Até a próxima.
Pedro Lázaro – Mestrando em Sistemas de Gestão pela UFF. Possuo MBA em Engenharia Econômica e Financeira também pela UFF, MBA em Gerenciamento de Projetos, MBA em Engenharia de Custos, Graduado em Engenharia Civil. Atuo como consultor para empresas do setor de construção civil. Desenvolvendo serviços de análise de viabilidade econômica e financeira para empreendimentos imobiliários de médio a grande porte. Atuando na gestão, no gerenciamento do valor agregado, no planejamento e no orçamento de projetos de engenharia.