Quando nos exercitamos, hormônios são liberados na atividade física e eles, junto com os neurotransmissores, são responsáveis por ajudar a regular o sono e a digestão, melhorar a pressão sanguínea e os processos corporais, além de causar a sensação de bem-estar, felicidade e relaxamento.
Os exercícios físicos são um exemplo de atividade física, com foco em um ou mais desses atributos do corpo. Práticas como caminhada, ciclismo, musculação, pilates, entre muitas outras, têm o potencial de ajudar na saúde do corpo e da mente de uma pessoa ao:
liberar hormônios que promovem a sensação de bem-estar;
fortalecer o sistema cardiovascular;
melhorar a qualidade do sono;
aumentar a massa muscular;
diminuir o índice de gordura no corpo e no sangue;
prevenir o sedentarismo e diversas doenças crônicas, como diabetes, obesidade, hipertensão arterial etc.
A endorfina é um hormônio que auxilia na analgesia, aliviando dores e o efeito do estresse. Desse modo, é possível ter menos sintomas de ansiedade, irritabilidade e agitação no dia a dia.
A serotonina é popularmente chamada de hormônio da felicidade e também é um dos neurotransmissores mais conhecidos pelas pessoas. Sua principal ação é na regulação emocional. Sendo assim, traz impactos também em diversas funções cognitivas, como memória, atenção, flexibilidade mental etc.
A dopamina também é um neurotransmissor relacionado com o sistema de recompensa. Dessa maneira, tem uma forte influência na motivação, na atenção, na determinação e no prazer durante a realização das atividades físicas, principalmente ao começar a se exercitar.
A adrenalina, conhecida também como epinefrina, é um hormônio conhecido por disparar diante de uma situação de medo ou em um esporte radical. No entanto, durante a realização de exercícios físicos, a substância também pode ser liberada em níveis que não provocam estresse.
A atividade física ajuda a compreender um pouco mais sobre como o seu corpo funciona internamente e entender por que determinados efeitos surgem após a prática de exercícios. Assim, é possível também se motivar a ter uma vida mais ativa e se exercitar com mais regularidade para proporcionar diversos benefícios ao corpo e à mente.