De acordo com um estudo realizado por cientistas do Statens Serum Institut (SSI), da Dinamarca, a subvariante BA.2 da Ômicron pode provocar a reinfecção do vírus em apenas 20 dias. Com a Delta, a reinfecção acontecia em 3 meses. Com essa queda no intervalo de proteção, é importante que a vacinação contra a Covid-19 esteja em dia.
Confira o cronograma vacinal de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, Rio das Ostras e Saquarema:
Araruama
Os araruamenses a partir de 60 anos ou mais e jovens imunossuprimidos de 18 anos ou mais já podem tomar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 na Casa do Papai Noel, localizada na Praça Menino João Hélio e na Subprefeitura de São Vicente, de 9h às 16h.
Para os que ainda não tomaram a terceira dose do imunizante, os profissionais de saúde também estão aplicando a D3, mas é necessário que a segunda dose tenha sido tomada há pelo menos quatro meses.
Outro público que também pode ser contemplado com a vacina são as crianças de cinco a 11 anos que ainda não tomaram a D1 ou D2.
É necessário estar munido do RG, CPF, comprovante de residência e comprovante da terceira dose (para os idosos e jovens imunossuprimidos). Para os pacientes com alto grau de imunossupressão, é preciso levar o laudo médico para comprovar a medicação e a patologia.
Armação dos Búzios
No balneário, a D4 está sendo destinada aos profissionais de saúde e pessoas de 50 a 59 anos, a partir das 14h nas seguintes UBS: Olavo da Costa (Vila Verde), Arpoador (Arpoador), Lilson M de Souza (Cem Braça), Benildo Motta (São José), José Gonçalves (José Gonçalves), Maria Rosa da Conceição Santiago (Baía Formosa), Antonio Elesbão dos Santos (Rasa), Unidade Básica de Saúde Custodio Alves G.A. de Oliveira (Capão), Dr. Paulo Acherman (Ferradura), UBS Deodorina Leite de Azevedo (Geribá), Haroldo Francisco Ceravolo (Brava).
É necessário levar o comprovante de vacinação e o cartão do SUS, caso tenha.
Arraial do Cabo
No Caribe brasileiro, os profissionais da saúde e adultos com 50 anos ou mais podem receber a quarta dose do imunizante. É preciso apresentar o comprovante de residência, cartão do SUS, se tiver, e documento de identificação.
A vacinação ocorre de 9h às 16h nos seguintes polos:
USF Prainha: Terça-feira e quinta-feira;
USF Boa Vista: Segunda-feira e sexta-feira;
USF Cabocla: Quarta-feira e sexta-feira;
USF Monte Alto: Segunda-feira e terça-feira,
USF Figueira: Terça-feira e sexta-feira;
USF Sabiá: Segunda-feira e sexta-feira;
USF Canaã: Terça-feira e quarta-feira.
Cabo Frio
A Prefeitura de Cabo Frio iniciou, na última semana, uma campanha para convocar os munícipes a completarem o ciclo vacinal contra a Covid-19.
Crianças de cinco anos ou mais que ainda não receberam a D1 ou D2 devem se dirigir aos seguintes postos de saúde: Centro de Saúde Oswaldo Cruz; Casa da Criança; ESF Vila Nova; ESF Parque Burle; ESF Praia do Siqueira/Palmeiras; ESF Manoel Corrêa; ESF Jacaré; ESF Tangará; ESF Peró; ESF Monte Alegre; PAM de Santo Antônio; ESF São Jacinto; ESF Nova Califórnia; ESF Botafogo; ESF Maria Joaquina; ESF Angelim e ESF Araçá.
Já a terceira dose está sendo aplicada somente em jovens acima de 18 anos que tenham tomado a D1 e D2 há mais de quatro meses. Para as gestantes e puérperas, o intervalo é de cinco meses.
Com relação à quarta dose, pessoas de 18 a 59 anos com alto grau de imunossupressão que já receberam as três doses há quatro meses podem ser imunizadas com a D4.
A segunda dose reforço também pode ser aplicada em pessoas acima de 50 anos de idade que tenham sido imunizadas com a D3 há pelo menos quatro meses, e quem tomou a vacina da Janssen, o intervalo são de dois meses após ser imunizado com a dose única.
A vacinação de adultos e adolescentes acontece de terça-feira a sexta-feira, de 9h às 16h nos seguintes polos:
1º distrito
Centro de Saúde Oswaldo Cruz – Rua Florisbela Pena, s/nº, Braga
UBS Itajuru – Rua Copacabana, s/nº
ESF Manoel Corrêa – Rua Guiana, s/nº
ESF Guarani – Rua Duarte da Costa, nº 37
ESF Parque Burle – Rua Budapeste, nº 10
ESF Jardim Caiçara – Rua Inglaterra, nº 478
ESF Praia do Siqueira/Palmeiras – Travessa Amapá, s/nº
ESF Jacaré – Rua Samuel Bessa, s/nº
ESF Peró – Rua Olivia Lopes, s/nº
ESF Boca do Mato – Rua Rosalina Cardoso da Fonseca nº 200
ESF Jardim Peró – Rua Paraná, nº 51
ESF Tangará – Rua Castro Alves, s/nº
2º distrito
ESF Maria Joaquina – Rua da Harmonia, s/nº
ESF Nova Califórnia – Rua das Pacas, Qd B, Lt38
ESF Samburá – Rodovia Amaral Peixoto Km 135
ESF São Jacinto – Estrada de São Jacinto, s/nº
ESF Botafogo- Estrada de Botafogo, s/nº
ESF Angelim – Estrada do Angelim, s/nº, Pacheco
ESF Araçá – Estrada do Araçá, s/nº
PAM de Santo Antônio – Avenida Beira Mar, s/nº
Iguaba Grande
Moradores de 50 anos ou mais e profissionais da saúde podem tomar a quarta dose contra a covid-19. A imunização está acontecendo no posto médico da praça da Estação, de segunda a sexta, das 7h às 16h e nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta, de 8h às 17h.
Para receber a D4 é necessário que haja um intervalo de quatro meses em relação à terceira dose, e que a pessoa esteja munida do cartão do SUS ou CPF e cartão de vacina.
As crianças de 5 anos ou mais também são público-alvo da vacinação. Os jovens a partir de 12 anos que não tomaram a D1 e D2 podem se dirigir as Unidades Básicas de Saúde ou no Posto Médico da Praça da Estação. As crianças portadoras de necessidades especiais têm preferência na vacinação. Além disso, os jovens com comorbidade de 5 a 11 anos podem também receber o imunizante, mas devem apresentar o laudo médico ou a receita atualizada.
Rio das Ostras
A imunização da D4 está direcionada aos profissionais de saúde com 18 anos ou mais (com comprovação) e às pessoas de 50 anos ou mais, vacinadas com as três doses há pelo menos quatro meses. A vacinação ocorre de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 16h, no Polo Iate Clube, no centro de Rio das Ostras.
Os trabalhadores da saúde devem apresentar a identidade ou CNH; CPF ou Cartão do SUS; comprovante de residência; comprovante de vínculo como trabalhador da área de saúde: carteira ou declaração do empregador.
Também está rolando a repescagem de 1ª e 2ª dose para crianças de cinco a 11 anos, e repescagem da 1ª, 2ª e 3ª dose para jovens a partir de 12 anos
Atenção aos intervalos entre as doses:
Na segunda dose, maiores de 12 anos vacinados com a Pfizer devem tomar a próxima vacina após 21 dias. Já com a Astrazeneca, a D2 deve ser tomada oito semanas após a primeira dose. Coronavac são com 28 dias e os vacinados com a Janssen só podem tomar a próxima com dois meses pós dose única.
As crianças de 5 a 11 anos que foram imunizados com a Pfizer devem tomar a próxima vacina oito semanas após a D1. Coronavac: 28 dias depois da primeira dose.
Na D3, a população vacinada com Astrazeneca, Coronavac ou Pfizer deve respeitar o intervalo de quatro meses após a segunda dose. Já os imunossuprimidos devem tomar a D3 oito semanas após a segunda dose. Gestantes e puérperas: quatro meses após a D2.
Saquarema
Para finalizar, Saquarema aplica a dose de reforço (D3) contra a Covid-19 em jovens de 12 a 17 anos. A vacinação ocorre de 9h às 16h em postos montados estrategicamente. Na segunda-feira, o adolescente pode ser imunizado na ESF Água Branca, ESF Bonsucesso e ESF Sampaio Corrêa. Na terça-feira pode se dirigir até a ESF Barreira, ESF Rio d’Areia e ESF Mombaça. Quarta-feira: ESF Vilatur, CAMIS e UBS Bacaxá; quinta-feira: ESF Barra Nova, ESF Rio Seco e Esf de Jaconé, e sexta-feira: ESF Rio Mole, ESF Palmital e ESF Bicuíba.
Nestes locais e datas também poderão ser vacinados adultos e idosos que ainda não completaram o esquema vacinal. Já as crianças de 5 a 11 anos podem ser vacinadas segunda-feira, na ESF Bacaxá; quarta-feira na CAMIS e sexta-feira na ESF Jaconé, de 9h às 16h.
No ato da vacinação todos devem apresentar o comprovante de residência e o documento de identificação, como RG, CPF ou Cartão do SUS.
Por Virgínia Carvalho, estagiária sob supervisão de Renata Castanho.