Com o objetivo de ampliar as taxas de cobertura vacinal no município, a Prefeitura de Cabo Frio vai promover neste sábado (4) um Dia D de vacinação contra a covid-19, sarampo e influenza. Ao todo, 22 unidades estarão abertas das 9h às 17h, para aplicação dos três imunizantes. Além de mais uma oportunidade para imunização, o dia de mobilização vacinal encerra as campanhas nacionais contra o sarampo e a gripe influenza.
Para a imunização contra a gripe influenza, podem ser vacinados os idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas e pessoas acima de 5 anos que façam parte dos grupos prioritários. São eles quilombolas; indígenas; pessoas com deficiência permanente e com comorbidades; caminhoneiros; população privada de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e professores do ensino básico e superior, portuários, forças armadas, forças de segurança e salvamento, sistema prisional e transporte rodoviário de passageiro urbano. Contra o sarampo serão vacinados os trabalhadores de saúde e crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já contra a covid-19, a vacinação está aberta para toda a população acima de 5 anos.
“Precisamos imunizar o público-alvo para evitarmos as doenças que são previsíveis. A vacinação contra o sarampo permitirá interromper a circulação ativa do vírus do sarampo no país, minimizar a carga da doença, proteger a população, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde em decorrência de mais esse agravo. Neste sábado é um dia importante para levar as crianças para que os profissionais de saúde possam avaliar a caderneta de vacinação, todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos precisam ser vacinadas contra o sarampo e a gripe”, afirma a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Cabo Frio, Patrícia Freitas.
Além da vacinação, as unidades estarão abertas para o acompanhamento do Auxílio Brasil. As equipes vão realizar ações de medição, pesagem e verificação de cartão de vacinas dos beneficiários, a fim de checar o cumprimento das condicionalidades do programa federal.