O Fórum de Diálogo Inter-religioso chega na Região dos Lagos para fortalecer a liberdade religiosa no Brasil. No sábado, 31 de maio, o município de Cabo Frio receberá o Fórum de Diálogo Inter-religioso – Caminhando a Gente Se Entende, a iniciativa tem como interesse promover o respeito à diversidade de fé, combater a intolerância religiosa e fortalecer os princípios do Estado laico e democrático.
O encontro acontecerá no Museu de Arte Religiosa Tradicional (MART), das 14h às 18h, e o melhor, com entrada gratuita.
A atividade integra uma série de fóruns municipais e intermunicipais que percorrem o Estado do Rio de Janeiro em 2025, articulando lideranças religiosas, educadores, representantes da sociedade civil e pesquisadores para fomentar o diálogo inter-religioso e ampliar a consciência social sobre a liberdade de crença e culto.
Com uma programação voltada para a escuta ativa, o debate plural e o fortalecimento comunitário, o Fórum se consolida como um espaço de mobilização e formação cidadã frente aos crescentes casos de violência e discriminação motivados por intolerância religiosa no país.
Representantes religiosos confirmados: Bispo Don Joanir – da Igreja Brasileira de São Jorge. – Cabo Frio / Iyá Claudia Faiette – Casa de Oração Maria Antônia do Congo do Cruzeiro das Almas – Rio das Ostras / Iyá Márcia de Oxum – do Ilê Asè Oju Omi – São Pedro da Aldeia / Idimar Borges – da Comunidade Budista Sogagakai / Jorge Maurício – comunidade Kardecista / Representante Espíritual do Movimento Chico Xavier – Um homem chamado amor, de Arraial do Cabo. Moisés de Oliveira – Agnóstico – de Cabo Frio / Ciarlam Júnior – Membro da Igreja Congregacional Brasileira líder Comunitario e idealizador da ONG Ame Mais de Cabo Frio / Pastora Letícia Souza – Sol da Justiça- Igreja da Comunidade Metropolitana – São Pedro da Aldeia / Manuel Justino Filho de Omolu – pertencente a Comunidade de Matriz Africana e do Movimento Negro Cabofriense
No setor Cultura, Jongo Vadeia Aldeia –
Nascido em 2021, o coletivo tem como missão divulgar e valorizar a cultura popular na pequena cidade de São Pedro da Aldeia e em toda Região dos Lagos. Através de seu trabalho persistente e apaixonado, o coletivo introduziu um diversificado universo folclórico e de danças populares à cidade, transformando não apenas a paisagem cultural, mas também a relação que a população tem com sua própria história e tradições. O trabalho de pesquisa e promoção de expressões culturais como a capoeira, o samba de coco, o jongo e a cultura do boi atraíram parcerias com a Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia e outros grupos culturais locais e da região dos lagos.
Além das mesas de debate, o evento busca inspirar ações territoriais de promoção da cultura de paz e defesa dos direitos humanos, com ênfase na construção coletiva de estratégias de enfrentamento ao racismo religioso.
O evento é uma realização: CEAP – Centro de Articulação de Populações Marginalizadas e Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania – Governo Federal. Conta com apoio: CCIR – Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, Museu de Arte Religiosa Tradicional (MART) e 18ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (que acontecerá em setembro em Copacabana).
“Neste diálogo, temos a oportunidade de abordar questões complexas, como a discriminação, o racismo e a intolerância enfrentada por comunidades marginalizadas, incluindo aquelas de fé minoritária”. Declarou o Babalawô Ivanir do Santos – Pós Doutor – Professor e orientador no Programa de Pós-graduação em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ).
Ao longo dos seus mais de 40 anos de luta pelos direitos humanos, Ivanir dos Santos vem trabalhando de forma ativa para promoção da tolerância e erradicação do racismo em nossa sociedade.
A liberdade de religião ou crença é multidimensional e cruza-se com outras liberdades fundamentais, incluindo os direitos à liberdade de expressão, associação e reunião pacífica. O encontro é uma legítima contribuição na construção de um mundo mais tolerante e inclusivo, onde cada indivíduo possa viver sua fé com dignidade e respeito.
Fórum de Diálogo Inter-religioso – Caminhando a Gente Se Entende
31 de maio de 2025 (sábado)
Das 14h às 18h
Museu de Arte Religiosa Tradicional (MART)
Endereço: Largo de Santo Antônio – Centro, Cabo Frio – RJ
Referência: antigo convento Nossa senhora dos Anhos, Largo de Santo Antônio – Centro.
Entrada gratuita
Inscrições pelo Sympla | Evento sujeito à lotação
https://www.sympla.com.br/evento/forum-inter-religioso-caminhando-a-gente-se-entende/2970960
