O Box do banheiro é um recurso apenas para proteger a área do banho, mas na maioria dos casos ele era deixado de lado no assunto de decoração e funcionalidade. Hoje, sua escolha correta permite compor todo o banheiro mantendo sua beleza, em uma decoração com novas formas e funcionalidades diferenciadas.
O Box surgiu entre as décadas de 70 e 80, quando a população brasileira se interessou pela construção de suítes em suas residências, substituindo as banheiras – itens que eram presentes em anos anteriores – e tendo que lidar com a falta de espaço no ambiente.
Inicialmente tínhamos as cortinas que eram fáceis de instalar, em seqüência apareceu o acrílico com moldura de alumínio; mas para acompanhar as tendências arquitetônicas, o box de vidro ganhou presença com novas formas e funcionalidades diferenciadas, e o acrílico foi perdendo o seu espaço.
O box de vidro dominou este mercado, sendo hoje mais seguro e acessível para todos!
O mercado oferece as mais diferentes opções de Box para atender diversos tamanhos e estilos, como portas de abrir de canto, portas de correr, portas em roldanas e até portas em estilos camarão.
Não posso deixar de comentar em casos especiais, alguns arquitetos solucionam este ambiente com Box feito de concreto, como um muro protetor para área do chuveiro – geralmente em grandes banheiros. Dependendo do revestimento, o resultado é muito charmoso.
Então, não adianta eu só falar em historia e não contar a tendência do hoje para alguns arquitetos, que é usar modelos de piso a teto, fazendo a função de “não molhar o banheiro”, que em alguns casos, não usam nem portas.
Gostou do assunto? Então deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos. Estarei sempre à disposição para qualquer dúvida de vocês.
Boa semana e até a próxima.
GN Arquitetos Associados